Caderno Viver com Saúde – Páscoa

Qual é o consumo adequado de chocolate para cada pessoa?
DEVIDO AO ALTO VALOR CALÓRICO, O CHOCOLATE DEVE SER CONSUMIDO COM MODERAÇÃO, NO MÁXIMO 30G AO DIA (160 CALORIAS), MAS ISTO NÃO É UMA REGRA, DEVE SER OBSERVADA AS CONDIÇÕES NUTRICIONAIS DE CADA INDIVÍDUO.

Há chocolates que podem ser consumido sem restrição?
O IDEAL É SER CONSUMIDO DE FORMA CONSCIENTE, POIS COMO FALEI ANTES, É UM ALIMENTO ALTAMENTE CALÓRICO. ESSA QUANTIDADE TAMBÉM PODE SER VINCULADA AO ESTILO DE VIDA DE CADA UM, POIS AQUELES QUE PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE, TEM UMA MELHOR QUALIDADE DE ABSORÇÃO DOS COMPONENTES NUTRICIONAIS DO CHOCOLATE DO QUE A PESSOA SEDENTÁRIA.

O que implica o consumo exagerado de chocolate e quais as consequências?
QUANDO UTILIZADO DE FORMA MODERADA O CHOCOLATE TORNA-SE UM ALIADO NO PLANO ALIMENTAR, PRINCIPALMENTE, AQUELES QUE TEM DESCRITOS EM SEU RÓTULO  MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CACAU E MENOS DE GORDURAS E AÇÚCAR EM SUA COMPOSIÇÃO. CONTUDO, QUANDO UTILIZADO EM EXCESSO, SUAS CONSEQUÊNCIAS SÃO VARIÁVEIS, POIS HAVERÁ UM AUMENTO CONSIDERÁVEL NOS NÍVEIS DE AÇÚCAR E GORDURAS CIRCULANTES NO ORGANISMO, ESTANDO SUAS CONSEQUÊNCIAS VINCULADAS AO METABOLISMO DE CADA PESSOA.

Qual é a média de calorias dos chocolates?
ENTRE 400 E 500 CALORIAS A CADA 100 GRAMAS.

O chocolate é realmente o vilão das dietas?
O CHOCOLATE DE BOA QUALIDADE, OU SEJA, COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CACAU EM SUA FÓRMULA É MUITO MAIS UM ALIADO NA DIETA DO QUE VILÃO QUANDO UTILIZADO COM MODERAÇÃO POIS AUMENTA A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR,  COLABORANDO PARA UMA MELHOR PERFORMANCE DA PRODUÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES RESPONSÁVEIS PELO PRAZER, COMO A DOPAMINA E A SEROTONINA.

Qual é o chocolate mais calórico?
NO CASO DO CHOCOLATE, ISSO É RELATIVO, POIS AQUELES QUE TEM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CACAU PODEM SER MAIS CALÓRICOS, PORÉM, SÃO MELHORES ABSORVIDOS  E AGEM DE FORMA MAIS EFICAZ NO ORGANISMO.

Dá para comer chocolate todos os dias?
DEPENDE DA SAÚDE DO INDIVÍDUO, O TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA QUE PRATICA ETC. PODERÁ SIM COMER CHOCOLATE DIARIAMENTE, DESDE QUE SEJA CONSUMIDO UMA PEQUENA QUANTIDADE, OBSERVANDO, COMO JÁ DITO ANTERIORMENTE, A COMPOSIÇÃO, DANDO-SE PREFERÊNCIA AOS QUE TENHAM  MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CACAU E MENOS DE GORDURAS E AÇÚCAR.

Qual é a dica para não abusar nesta época do ano?
A DICA É COMER COM MODERAÇÃO, DE PREFERÊNCIA AOS CHOCOLATES AMARGO OU MEIO AMARGO. AO ABRIR UMA CAIXA DE BOMBONS OU UM OVO DE PÁSCOA GRANDE, DIVIDA COM A FAMÍLIA OU AMIGOS, OU COLOQUE EM UM POTE E VÁ COMENDO AOS POUCOS. TAMBÉM ESCOLHA OVOS QUE TENHAM ADIÇÃO DE OLEAGIMOSAS, COMO AVELÃS, CASTANHAS OU AMÊNDOAS, MESMO QUE AUMENTE A CONCENTRQAÇÃO CALÓRICA, NUTRICIONALMENTE SÃO MAIS SAUDÁVEIS, JÁ QUE AS OLEAGINOSAS POSSUEM GORDURAS INSATURADAS, BENÉFICAS AO CORAÇÃO POR SEREM CARDIOPROTETORAS.

Qual é a importância do cacau na alimentação?
O CACAU POSSUI FLAVONÓIDES, QUE EXERCE AÇÃO ANTIOXIDANTE E ANTI-INFLAMATÓRIA. É CARDIOPROTETOR, AUXILIA NA REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL, NA REDUÇÃO DO COLESTEROL RUIM E DAS TAXAS DE AÇÚCAR NA CORRENTE SANGUÍNEA.

Há algum dado nutricional bom no chocolate?
O CHOCOLATE AMARGO É O MAIS INDICADO PARA CONSUMO, POIS É O QUE APRESENTA A MAIOR QUANTIDADE DE CACAU NA COMPOSIÇÃO. O CHOCOLATE NORMAL TEM UMA QUANTIDADE REDUZIDA DE CACAU E O CHOCOLATE BRANCO É O MAIS PREJUDICIAL À SAÚDE, JÁ QUE É COMPOSTO BASICAMENTE DE GORDURA E AÇÚCAR.

O chocolate realmente dá energia para que a gente possa fazer atividades físicas?
SENDO O CHOCOLATE UM ALIMENTO ALTAMENTE CALÓRICO E CONTENDO COMPONENTES QUE AUMENTAM A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR, ELE PODE MELHORAR A PERFORMANCE E A DISPOSIÇÃO DA PESSOA QUE PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE. CONTUDO, AINDA ASSIM, A MODERAÇÃO É UMA CONDUTA ADEQUADA PARA QUEM OPTA POR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.

Vamos fazer também um quadro explicativo para tornar a Páscoa mais saudável. 

Preciso saber quais os cuidados com o chocolate na Páscoa.
É importante que os chocolates em barras, ovos de Páscoa, bombons estejam armazenados em local fresco, arejado e protegidos da incidência direta da luz solar ou contato com umidade.

Crianças podem comer até quantos pedaços por dia?
Antes de dois anos de idade não é aconselhável criança comer doces ou açúcares. Acima desta idade, a recomendação é de 10 gramas (55 calorias) por dia. Se a criança ganhar um ovo de 100 gramas, deve durar 10 dias, por exemplo. Claro que na páscoa torna-se mais difícil controlar a criançada, mas o ideal é passando a festividade, volte a rotina normal. Também aconselho que a criança não seja incentivada a ter o hábito diário de consumir o chocolate, pois, além de ser  um alimento altamente calórico, contém em sua fórmula substâncias estimulantes (cafeína e a teobromia), que aumentam a euforia e agitação.

Há restrição para quem está acima do peso?
As pessoas com sobrepeso ou obesas tem uma maior tendência para armazenar as  gorduras e açúcares existentes no chocolate, tanto normais como as versões diet e light, então, nesse caso,  se faz relevante que seja observado o consumo desse alimento com mais cautela. Ainda, sendo o chocolate um alimento muito saboroso ele pode atrapalhar aqueles que estão tentando realizar uma reeducação alimentar, principalmente, as pessoas que são mais ansiosas. Também no caso de  ter uma predisposição à compulsão, a utilização do chocolate como forma de alívio para essa sensação de desconforto. Além de ser viciante, pois ao ser consumido, aumenta a liberação de serotonina, o que traz sensação de bem estar.

Verificar rótulos das embalagens/teor de gordura saturada
É importante que seja verificado o rótulo das embalagens, procurando identificar informações como data de validade, fabricante e nutricionais. Dessa forma, é fundamental dar preferências aos chocolates, bombons, ovos de Páscoa que contenham mais teor de cacau e menos de açúcar e gordura, gordura trans entre outras substâncias. O consumo da gordura trans pode elevar os níveis sanguíneos  de colesterol total e do LDL colesterol (colesterol ruim) e reduzir os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) o que pode prejudicar significativamente a saúde. Ainda, existem pessoas intolerantes à lactose ou diabéticas que devem observar com atenção o rótulo, não só dos chocolates, mas de todos os produtos que consumam.

Porção de 30gChoc. ao leite tradicionalChoc. branco tradicionalChoc. dietChoc. amargo (75% cacau)Choc. de soja
Calorias160Kcal163Kcal170Kcal132Kcal156Kcal
Carboidratos18g16g17g12,3g18g
Proteínas1,6g2,28g2,16g0,72g2,4g
Gorduras totais8,76g10g10,2g9g9,6g
Gorduras saturadas5,2g6,0g5,76g4,2g3,6g