Cuide, mas sobretudo, cuide-se!

 Nesse mês o cuidado com a saúde da mulher é o tema central nas discussões em saúde. Campanhas de prevenção ao câncer de mama e ginecológico são idealizadas para que as mulheres possam ser assistidas e esclarecidas sobre a importância do auto-cuidado. Mas infelizmente, muitas dessas mulheres já chegam com sua saúde comprometida e, frequentemente, é nesse momento que fazem uma retrospectiva de suas vidas e chegam a conclusão que cuidaram de todo mundo, menos de si mesmas!

O cuidado está marcado em nós mulheres como um estigma! Crescemos ouvindo dos adultos que temos a nobre missão de cuidar dos filhos, dos pais, dos avós, do marido e de quem mais esteja a nossa volta. Vamos absorvendo essas responsabilidades as quais nos sentimos imbuídas, somando-se à elas a jornada de trabalho e doméstica e o dia passa a não ser suficiente para dar conta de tudo. Então a noite começa a fazer parte do dia e gradativamente descansamos menos e reduzimos horas preciosas de sono.

Sabe-se que algumas pessoas, e vale para mulheres e homens, tem uma tendência genética para desenvolver células anormais que agrupam-se desordenadamente, dando origem à tumores benignos ou malignos. Mas sabe-se também que sendo uma doença multifatorial, os fatores ambientais, estados emocionais e hábitos de vida contribuem para potencializar essa predisposição. Além disso, juntando-se a toda essa demanda, uma alimentação nutricionalmente pobre tem papel decisivo no estabelecimento de um quadro clínico desfavorável.

Dessa forma, o cuidado com a alimentação é essencial na prevenção uma vez que uma alimentação balanceada influencia de forma determinante os processos inflamatórios e oxidativos que acontecem dentro de nossas células, acelerando ou atenuando a formação dos tumores. Então, reduzindo o impacto desses processos em seu ambiente orgânico, menos chance eles terão para se desenvolver, uma vez que são oportunistas por natureza e utilizam qualquer falha e gatilho os quais possam tirar proveito.

Poderia falar de uma lista de alimentos que podem ajudar você a ser mais saudável, mas para simplificar, basta você entender que para gerar um ambiente orgânico favorável à saúde, a estratégia mais indicada é aquela que privilegia alimentos no seu estado natural já que são ricos em vitaminas, minerais, fibras, substâncias fitoquímicas e são naturalmente alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes. E, reduza ou elimine, alimentos processados que contenham excesso de sal, açúcar, gordura, conservantes, estabilizantes, espessantes, corantes, que são potencialmente cancerígenos uma vez que aumentam a inflamação orgânica e a produção de radicais livres.

Vivemos oscilando entre nossas escolhas e suas consequências! Você que é mulher e está imersa numa infinidade de tarefas e responsabilidades, seja porque acredita que nasceu como a missão de cuidar de todos ou entregaram à você todas essas demandas, saiba que a pessoa mais preparada para dizer o que você precisa realmente fazer ou  não, é você mesma! Entenda que a vida pode ser consequentemente maravilhosa para quem “escolhe” vivê-la com alegria, harmonia, autonomia, equilíbrio e sabedoria.