Destrua suas desculpas e EMAGREÇA!

Por que é tão difícil para alguns emagrecer e ter hábitos de vida mais saudáveis?

Boa alimentação, atividade física, querer viver mais e melhor para mim parecem coisas simples, não considero sacrifício algum, pois fazem parte do meu dia-a-dia e de como escolhi viver. Mas me deparo regularmente com a dificuldade que muitos têm em aderir novos hábitos alimentares, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde como um todo. Principalmente quando começam uma intervenção nutricional. Talvez porque sair da zona de conforto assusta. As pessoas muitas vezes passam a vida alimentando-se de maneira errada e utilizando a comida como conforto para seus problemas emocionais. Tudo é desculpa: come demais porque está triste ou teve uma desilusão amorosa ou se irritou no trabalho… Se está feliz, come para comemorar. Se encontra os amigos, a reunião tem que ter muita comida e bebida é claro. Não faz atividade física porque está muito frio ou muito calor. Ou porque o dia foi estressante. Não faz exames de rotina porque não sente nada. Pra que procurar doença né? E por aí vai, formando um círculo vicioso muito cômodo para quem está inserido nele. Até o dia em que se dê conta que precisa mudar, os motivos são variados: indicação médica, exames alterados, excesso de peso, sem energia para trabalhar e realizar as atividades cotidianas, falta de condicionamento físico até mesmo para subir uma escada ou brincar com os filhos.

A maioria espera por um milagre. E segue assim até precisar cuidar realmente da saúde. Não deixe isso acontecer. É totalmente possível e sempre há tempo de mudar. E com o passar do tempo, as melhoras físicas e psicológicas vivenciadas, serão as maiores motivadoras para uma duradoura mudança.

Para facilitar este processo busque orientação com profissionais da área da saúde que auxiliem esta transição. Faça um check-up médico. Procure um educador físico para ser avaliado antes de iniciar uma atividade, verificando assim sua aptidão e prevenindo lesões. Não faça dieta da revista ou da internet, consulte um nutricionista credenciado, que fará um plano alimentar individualizado de acordo com seus hábitos e horários e específicos ao seu estilo de vida.

Pare de dar desculpas e encare o desafio de viver melhor!

Matéria publicada no Jornal NH no dia 19 de Outubro de 2015