Novos Horizontes e Tendências de Alimentação e Nutrição

Que ano atípico foi esse… 2020 trouxe desafios e dificuldades inesperadas para todos nós. Presenciamos mudanças drásticas de hábitos e comportamentos acontecerem ao redor de todo o mundo. Nossas prioridades também se modificaram, com muitas pessoas dedicando mais atenção à sua saúde e bem-estar, incluindo o que comem.

Com 2021 chegando, estamos prestes a ver essas mudanças tornarem-se parte de nossa cultura alimentar e de saúde. Veja algumas tendências que já estavam se instalando e que a pandemia acelerou o estabelecimento delas com mais consistência:

Nutrição Funcional: a escolha dos alimentos está acontecendo não somente para evitar as dores da fome, mas também por possuírem componentes específicos que contribuam para a melhoria da saúde e do bem-estar geral.

Imunidade Fortalecida: ao invés de concentrar mais atenção no tratamento de doenças, os esforços estão mais voltados à prevenção delas. Portanto, o interesse crescente na saúde imunológica continuará a ser destaque em 2021, levando a indústria de alimentos, semelhante ao que já faz a de suplementos, adicionar na composição de seus produtos, nutrientes que apoiem a função imunológica como: zinco, selênio, vitaminas C e D.

Saúde Mental: embora a comida por si só não trate depressão, ansiedade ou estresse, o planejamento alimentar que contemple alimentos ricos em substâncias (antioxidantes, minerais, vitaminas do complexo B, gorduras boas) e que seja pobre em processados, frequentemente, está sendo associado à melhora no bem estar mental.

Comida com Propósito: estamos incluindo em nossa rotina alimentar produtos cultivados por pequenos produtores rurais em apoio à economia local. Já o setor de alimentação está buscando se reinventar, pois, sua responsabilidade social e transparência, no contexto atual tem relevância ainda maior, uma vez que, seus processos de produção impactam a sustentabilidade ambiental.

Dieta Flexível: dietas extremas, falsas promessas e suplementos que não sejam sinceros quanto aos seus benefícios, estão com os dias contados, pois a preferência será por abordagens mais equilibradas.

Nutrição Familiar: o trabalho e o estudo a distância tem estimulado as famílias a prepararem em casa refeições que incluam ingredientes mais saudáveis e nutritivos (naturais, vegetais, integrais).

Saúde como Prioridade: estamos mais interessados em saúde e menos em seguir o padrão de beleza estampado nas redes sociais, por perceber que não refletem a realidade da grande maioria das pessoas reais.

A Covid-19 nos lembrou que a saúde é transitória e pode modificar-se a qualquer momento. Mudanças culturais e comportamentais profundas que iniciaram em 2020, seguirão em 2021 e serão um passo gigante na direção da saúde de nossa família e do Planeta que tão generosamente nos acolhe.

Então, é com entusiasmo e esperança, que vislumbro dias melhores para todos nós, onde, equilíbrio e sustentabilidade alimentar e ambiental, estejam verdadeiramente presentes nesse novo ano que está chegando.