Sua Vida mais Vitaminada!

Sua Vida mais Vitaminada!

Nessa época, os alimentos que mais nos apetecem são os refrescantes e coloridos, principalmente, as frutas e os vegetais… não é mesmo? Bom, pelo menos, assim deveria ser! Isso porque são fontes riquíssimas de vitaminas, minerais, antioxidantes, além de fibras. Mas hoje, vamos falar das vitaminas.

São consideradas micronutrientes essenciais por não serem produzidas pelo organismo, precisando da alimentação para obtê-las. Além de fundamentais à renovação celular, atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras.Para manter as vitaminas (A, C, E, K) em nível adequado é importante consumi-las diariamente, principalmente, nos alimentos vegetais que são a sua maior fonte. Já as vitaminas (D e do complexo B) tem maior biodisponibilidade nos alimentos de origem animal. Mas, são encontradas também, embora em quantidades menores, nos alimentos vegetais. Veja algumas fontes e funções que desempenham:

Vitamina A: manutenção da visão e pele. Encontrada em hortaliças verde-escuras, frutas e vegetais amarelo-alaranjadas.

Vitaminas do Complexo B: metabolismo e renovação celular, especialmente no sistema gastrointestinal e nervoso. Presentes em vísceras (fígado), leite e derivados, ovos, carnes, leguminosas, vegetais folhosos, cereais integrais.

Vitamina C: ação antioxidante e essencial ao sistema imunológico. Obtida em frutas cítricas (acerola, limão, laranja).

Vitamina D: papel fundamental no tecido ósseo. Precisa da absorção dos raios UVB do sol para sua síntese. Presente em pequenas quantidades em vísceras (fígado), leite e derivados, gema de ovo, cogumelos.

Vitamina E: poderoso antioxidante, atua na prevenção ao envelhecimento celular. Encontrada em hortaliças verde-escuras, cereais integrais, alimentos ricos em gorduras boas (abacate, azeite de oliva).

Vitamina K: coagulação sanguínea, construção dos ossos. Obtida em vegetais (brócolis), vegetais folhosos verde-escuros, vísceras (fígado), ovos.

Para serem metabolizadas, as vitaminas precisam que o trato gastrointestinal esteja em condições adequadas. Então, as frutas e os vegetais (ricos em fibras), são essenciais também à  essa finalidade, facilitando a assimilação eficiente delas. Elas podem ser suplementadas, mas o ideal é garanti-las com uma alimentação variada, colorida e balanceada.

Quem não aprecia alimentos de origem vegetal, esse é o momento para começar! E, assim, “vitaminar” sua alimentação e sua saúde. Dessa forma, certamente terão mais energia e disposição, física e mental, para realizarem suas atividades do dia a dia.

Various fruits, Eating Health care and Healthy concept