Festa Junina – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde do Jornal NH – Segunda 24.06.2019

Maçã do amor, cocada, pinhão, pipoca, pé de moleque, quentão, bolo de aipim, canjica, paçoca são delícias com presença garantida nas Festas Juninas. Sinônimos de gostosura, seriam perfeitas, não fosse o alto teor calórico! A boa notícia é que você pode aproveitar a diversão sem descuidar da saúde.

As tentações são inúmeras e fugir delas não é fácil, então o jeito é não exagerar na quantidade. E quem quer reduzir ou manter seu peso deve renunciar à elas? Na verdade não, desde que siga um critério na hora de escolher quais saborear. Alimentos como a maçã, amendoim, milho, uva, coco são benéficos à sua saúde, o problema é que nessas festas estão em receitas ricas em açúcares e gorduras. Veja:

Maçã do Amor: a maçã colabora no controle do peso corporal por possuir substâncias anti-inflamatórias e fibras. Já a maçã do amor com sua cobertura de caramelo possui cerca de 230 Kcal.

Pé de Moleque: o amendoim é rico em fibras e gorduras boas que ajudam na gestão do sistema fome/ saciedade. Mas um pé de moleque pela quantidade elevada de açúcar e gordura possui cerca de 250 Kcal.

Canjica: o milho é rico em fibras que melhoram o fluxo no sistema gastrointestinal contribuindo no processo de emagrecimento. Suave e doce, a canjica é agradável ao paladar, mas sua quantidade elevada de açúcar faz com que contenha em torno de 200 Kcal/copo.

Quentão: a uva possui antioxidantes poderosos (polifenóis) que colaboram com a estabilidade do sistema cardiovascular e nervoso. Mas a combinação de álcool e açúcar do quentão resulta em 280 Kcal/caneca.

Cocada: o coco é rico em ácido láurico que colabora para a modulação dos sistemas imunológico, cardiovascular e nervoso. Ele é naturalmente calórico, mas os ingredientes da cocada, principalmente o açúcar, faz com que ela possua cerca de 400 Kcal.

Boas escolhas e moderação é o segredo. Prefira os alimentos mais próximos da sua forma natural como: pinhão, milho verde cozido, batata doce assada e pipoca. Quanto as preparações mais calóricas, opte por apenas 1 delas.

Aproveite o clima de alegria, as músicas e as brincadeiras típicas e utilize o equilíbrio e o bom senso para apreciar as delícias que estarão à sua disposição. Assim é possível curtir a festa sem comprometer seu planejamento alimentar e sua saúde.