Projeto 4 Estações – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde – Jornal NH – Segunda 30.09.2019

Junto com o fim do inverno chega a primavera ! E com ela a correria pela busca da boa forma para o verão. Mas que tal aproveitar esse período de renovação na natureza para florescer em você um estilo de vida mais saudável?

As condições climáticas (temperatura, umidade, luminosidade) de cada estação do ano (outono, inverno, primavera, verão) impactam significativamente o desenvolvimento e o conteúdo nutricional de vegetais, frutas, legumes e tudo o mais que é cultivado. A primavera, por exemplo, é considerada um despertar da natureza pois as plantas brotam, crescem e florescem com mais vigor e energia.

Por estar tão exuberante em sua energia vital, ela pode ser um excelente momento para atendermos às necessidades de nossos órgãos depuradores (fígado, vesícula biliar, rins) se aproveitarmos para consumirmos mais alimentos in natura que, nessa época, oferecem maior vitalidade, logo, mais qualidade nutricional.

Então, aproveite essa estação para utilizar alimentos que possam contribuir com esse processo depurativo como os brotos (broto de feijão, alfafa, beterraba) pois estão cheios desse potencial de vida. Os alimentos vegetais são ricos em substâncias fitoquímicas e antioxidantes e contribuem para o processo de desintoxicação orgânica. Alguns deles são: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, nabo, alface, almeirão, rúcula, repolho, banana, caju, laranja, melão, morango, mirtilo, pêssego. Essa estação também é propícia ao uso de chás como boldo e carqueja que estimulam atividade hepática.

Aproveite as temperaturas mais amenas da primavera para cultivar uma alimentação mais leve, preferindo alimentos crus ou cozidos no vapor, grelhados ou assados pois facilitam a digestão. Por outro lado, evite alimentos gordurosos, frituras, açúcar, café e álcool pois sobrecarregam o fígado. Evitar não significa eliminar completamente, mas consumir eventualmente e com moderação.

Lembre que a boa forma está intimamente vinculada à um estilo de vida saudável. Então, privilegie uma alimentação mais natural, hidrate-se adequadamente, pratique atividade física regularmente e procure manter seus níveis de estresse sob controle. Viva em sintonia com o tempo e com seu corpo aproveitando o fluxo das estações e melhore, assim, sua qualidade de vida.