Repensando a qualidade da sua alimentação

Encontros sociais, em muitas circunstâncias, serviram de pretexto para deslizes ou extravagâncias alimentares. Entretanto, no momento atual, não temos mais festas e eventos, estamos mais em casa e, mesmo assim, a alimentação continua mais a serviço da satisfação de angústias emocionais e menos de necessidades nutricionais.

Os relatos que venho ouvindo das pessoas é que estão ganhando peso, quando na verdade, o melhor seria aproveitarem este tempo para estabelecerem em suas vidas uma alimentação com mais qualidade.   E, após mais um fim de semana de excessos, depositado na conta da quarentena, prometem começar a dieta na segunda-feira. Sem maiores critérios ou orientação profissional, possivelmente será iniciada com vários equívocos, uma vez que, estará comprometida mais com o resultado do que com o processo.

Alguns enganos clássicos são: dietas restritivas, monotonia nutricional, exclusão de carboidratos, longos períodos sem comer, confusão entre fome fisiológica e fome emocional, uso excessivo de alimentos nas versões light e diet. No entanto, essas condutas alimentares promovem uma modificação metabólica drástica, oportunizando um ambiente orgânico favorável ao surgimento da compulsão alimentar, além do aumento nos níveis de cortisol que afeta o funcionamento eficaz do sistema imunológico. Assim sendo, não caia nessas armadilhas no intuito de buscar o emagrecimento relâmpago pois, na verdade, atrapalham seu processo de emagrecimento, ao invés de facilitá-lo, além de impactarem negativamente sua saúde.

Você não precisa ter uma alimentação sem graça e sem sabor, basta fazer escolhas sensatas e colocar em ação sua criatividade. Uma estratégia simples e que pode ajudar você a ter bons resultados é priorizar no seu dia a dia o uso de alimentos naturais e Então qual a desculpa agora? Ansiedade, medo do futuro, etc. Problemas sempre irão existir e temos fé que este momento ruim também irá passar. Mas enquanto isto não acontece, porque não deixar as desculpas de lado e ir na “contra mão” do que vem deteriorando sua saúde e acumulando quilos neste período? Faça esta quarentena resultar em algo bom, como: mudanças de hábitos, de atitudes e de pensamentos e você sairá muito melhor disto tudo.