Alimentação saudável é possível?

Somos o que comemos já dizia o ditado. E a alimentação saudável é imprescindível para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Mas como fazer isto acontecer nos dias de hoje? Muitas vezes não temos tempo de comer em nossas casas, quem dirá preparar as refeições ou organizar uma alimentação adequada. Com a correria do dia a dia, quando bate a fome, compramos e consumimos o que é mais prático e rápido, sem verificar se é o mais adequado ou não.

Pensar sobre os alimentos antes de consumí-los farão toda a diferença!

fruitSerá que é saudável? Preciso mesmo comer isto agora? É fome o que estou sentindo? Perguntas simples como estas, ajudam na mudança de comportamento e reflexão sobre sua alimentação.

Além disto, procure sempre comer os alimentos em sua forma mais natural. Quanto menos processado melhor.

Não coma na frente da TV ou teclando no celular. Seu cérebro não receberá a resposta adequada que está sendo alimentado.

Importante não ficar muito tempo sem comer, faça 3 refeições (café, almoço e janta) e inclua pequenos lanches saudáveis nos intervalos (manhã, tarde e ceia). Beliscar o dia inteiro também não é o ideal, pois lhe dará uma falsa sensação de saciedade e um excesso de calorias ao final do dia.

Reduza o consumo de gorduras e os açúcares. Inclua cereais integrais no cardápio.

Se permita experimentar e conhecer novos alimentos. Quanto mais variada e colorida for sua alimentação, menor a chance de faltarem vitaminas e nutrientes essenciais ao nosso corpo.

Faça suas refeições com calma, na companhia da família ou de pessoas que te faç1am bem.

Com um pouquinho de esforço, é possível sim ser mais saudável!

Nosso corpo é nosso templo, trate-o bem e cuide do seu!

Matéria publicada no Jornal NH no dia 05 de Outubro de 2015