Alimentos que evitam e/ou melhoram sintomas de resfriados e gripes

WhatsApp Image 2018-07-24 at 10.03.22(1)

A regulação da temperatura corporal nos dias mais frios é uma tarefa que exige muito do organismo, deixando-o mais suscetível à contrair resfriados e gripes. Mas você pode evitá-los ou amenizar seus sintomas, quando já instalados, utilizando alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

– Frutas: as cítricas (limão, laranja, bergamota, acerola) contêm especialmente a vitamina C que é importante no combate aos radicais livres e renovação celular. Já os morangos, romã, amoras possuem substâncias anti-inflamatórias e antivirais.

– Vegetais Folhosos Verdes Escuros: espinafre, couve, rúcula são ricos em vitaminas (A, C, K), minerais (folato) e antioxidantes que ajudam a proteger as células dos danos oxidativos e inflamatórios.

– Alho: rico em substâncias antibacterianas, antivirais, antioxidantes, ampliam a eficácia do sistema imunológico.

– Gengibre: seus componentes anti-inflamatórios e antibacterianos protegem e fortalecem as células de defesa.

– Mel: as poderosas propriedades antibacterianas que possui aliviam os sintomas da tosse e dor de garganta.

– Água de Coco: hidrata e colabora para acelerar o reestabelecimento da saúde por conter glicose e minerais, além de ser leve para seu sistema digestivo.

– Chás: de hortelã, erva doce, alecrim, limão, laranja aliviam o congestionamento das vias respiratórias, tosse e dores (cabeça, garganta e muscular) pois possuem substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas. Se você adicionar alho, mel e gengibre, além de mais sabor, suas propriedades nutricionais aumentarão sua eficácia.

Sopa de Frango: gostosa e hidratante, fornece vitaminas, minerais e proteínas e, ainda, a cisteína presente no frango é um aminoácido que têm efeitos anti-virais e anti-inflamatórios.

Nenhum alimento sozinho tem o dom de cura, mas quando utilizados com sabedoria e combinados com outros, além de fornecer nutrientes ao corpo, melhoram a sensação de bem estar emocional. Se você estiver passando por um quadro gripal ou resfriado é fundamental também ingerir água para reposição hídrica, além do repouso do corpo e da mente para ajudar seu sistema imunológico a evitar que o quadro infeccioso evolua. Entretanto a melhor maneira de manter a saúde é sua manutenção diária através de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável.