São substâncias encontradas, principalmente, em alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos. Entretanto poucas pessoas sabem como e no que, contribuem para sua saúde. O principal papel dos antioxidantes é neutralizar os efeitos danosos dos radicais livres que são produtos de reações bioquímicas que acontecem dentro de nossas células. Essas reações provocam o envelhecimento celular precoce e, consequentemente, de tecidos e órgãos. O sistema mais afetado pela ação dos radicais livres é o sistema imunológico porque ele tem a função de proteger nosso organismo de agentes externos potencialmente prejudiciais à saúde.
Esses processos acontecem espontaneamente e temos um sistema antioxidante natural para regular a produção desses radicais livres, mas ele precisa da colaboração de antioxidantes que absorvemos através da alimentação para fortalecer-se. Essas substâncias podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal e origem animal, embora nesses últimos, em menor quantidade. Veja alguns alimentos ricos em antioxidantes para incluir no seu planejamento alimentar:
*Vitaminas
-Vitamina A: fígado, leite, gema de ovo, cenoura.
-Vitamina C: frutas cítricas, tomates, brócolis.
-Vitamina E: amêndoas, nozes, castanha do pará, sementes de girassol, couve, abacate, brócolis.
*Minerais
-Selênio: castanha do pará, arroz e trigo integral.
-Zinco: carne vermelha, carne de aves, alguns frutos do mar, feijão, nozes, grãos integrais.
*Fitoquímicos
-Isflavonas: soja, linhaça, ervilha.
-Polifenóis: uva, morango, mirtilo, cereja, amora, cacau, chá verde.
-Flavonóides: maçã, frutas vermelhas.
-Licopeno: tomate, melancia, goiaba, repolho roxo, damasco.
-Beta-Caroteno: batata doce, cenoura, mamão, abóbora, damasco, couve.
*Alimentos ricos em outros tipos de fitoquímicos: alho, linhaça, cúrcuma.
Os benefícios em consumir alimentos ricos em antioxidantes são imensos visto que, protegem o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento desordenado e comprometido de células que podem, no futuro, transformarem-se em células tumorais. Assim sendo, o consumo de alimentos antioxidantes, aliados à um planejamento alimentar bem orientado e a prática regular de atividade física, colabora com a saúde e promove mais qualidade para sua vida.