Antioxidantes: O Que São e Para Que Servem?

antioxidantesSão substâncias encontradas, principalmente, em alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos. Entretanto poucas pessoas sabem como e no que, contribuem para sua saúde. O principal papel dos antioxidantes é neutralizar os efeitos danosos dos radicais livres que são produtos de reações bioquímicas que acontecem dentro de nossas células. Essas reações provocam o envelhecimento celular precoce e, consequentemente, de tecidos e órgãos. O sistema mais afetado pela ação dos radicais livres é o sistema imunológico porque ele tem a função de proteger nosso organismo de agentes externos potencialmente prejudiciais à saúde.

    Esses processos acontecem espontaneamente e temos um sistema antioxidante natural para regular a produção desses radicais livres, mas ele precisa da colaboração de antioxidantes que absorvemos através da alimentação para fortalecer-se.  Essas substâncias podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal e origem animal, embora nesses últimos, em menor quantidade. Veja alguns alimentos ricos em antioxidantes para incluir no seu planejamento alimentar:

*Vitaminas                          

-Vitamina A: fígado, leite, gema de ovo, cenoura.

-Vitamina C: frutas cítricas, tomates, brócolis.

-Vitamina E: amêndoas, nozes, castanha do pará, sementes de girassol, couve, abacate, brócolis.

*Minerais

-Selênio: castanha do pará, arroz e trigo integral.

-Zinco: carne vermelha, carne de aves, alguns frutos do mar, feijão, nozes, grãos integrais.

*Fitoquímicos

-Isflavonas: soja, linhaça, ervilha.

-Polifenóis: uva, morango, mirtilo, cereja, amora, cacau, chá verde.

-Flavonóides: maçã, frutas vermelhas.

-Licopeno: tomate, melancia, goiaba, repolho roxo, damasco.

-Beta-Caroteno:  batata doce, cenoura, mamão, abóbora, damasco, couve.

*Alimentos ricos em outros tipos de fitoquímicos: alho, linhaça, cúrcuma.

     Os benefícios em consumir alimentos ricos em antioxidantes são imensos visto que, protegem o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento desordenado e comprometido de células que podem, no futuro, transformarem-se em células tumorais. Assim sendo, o consumo de alimentos antioxidantes, aliados à um planejamento alimentar bem orientado e a prática regular de atividade física, colabora com a saúde e promove mais qualidade para sua vida.