Restaurante e Tele-Entrega: Combinam com Vida Saudável?

Num tempo onde o próprio tempo é artigo de luxo, fazer as refeições fora de casa faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Por outro lado, basta um toque na tela e a comida chega prontinha até você.

Ter uma alimentação saudável nesse contexto pode ser um verdadeiro desafio, mas não é impossível. Se esta for sua única opção no momento, saiba que tanto os restaurantes como as tele-entregas, estão se adaptando cada vez mais ao público que deseja longevidade e saúde.

 Se você está no processo de busca por um estilo de vida mais saudável, algumas dicas podem ajudar em escolhas mais equilibradas do ponto de vista nutricional. Veja:

No restaurante, prefira:

-Carnes: magras grelhadas ou assadas (gado, aves, peixes) ou ovos.

-Cereais: integrais (arroz, macarrão).

-Tubérculos: batata doce, mandioca.

-Acompanhamentos: vegetais assados ou refogados (moranga, abobrinha, berinjela).

-Saladas: cruas ou cozidas e folhas verdes. Mas cuide, até mesmo a salada pode se tornar calórica e rica em gorduras, então prefira os vegetais sem adição de molhos, queijos, croutons, embutidos, batata palha.

-Temperos: azeite de oliva, salsa, manjericão, alecrim, cebolinha, sementes (chia, linhaça, castanhas).

-Bebidas: se possível evite durante a refeição ou opte por água ou suco natural, com moderação.

-Sobremesas: frutas.

-Evite: frituras, preparações com creme de leite e maionese, carnes com gordura, sobremesas açucaradas, refrigerantes.

Quanto as tele entregas, existem no mercado alternativas que estão de acordo com uma alimentação saudável. Você pode escolher comida brasileira onde nosso querido arroz com feijão estão presentes, comida japonesa (sashimis ou poke que são pratos à base de peixe), churrasco e espetinhos de carnes magras (gado, frango), saladas, comidas veganas, vegetarianas e até mesmo marmitinhas com opções para objetivos específicos.

Mas leve em consideração que a fome não é boa conselheira, podendo fazer você cair em tentações e armadilhas na escolha do local, tipo de comida e tamanho das porções, facilmente induzindo você a extrapolar o número de calorias em uma única refeição. Portanto, a regularidade no tempo entre uma e outra é importante para manter seu sistema fome/saciedade sob controle.

Quando o cuidado com a qualidade da alimentação já faz parte de sua vida, investir em escolhas coerentes se torna um comportamento natural. No entanto, se esse ainda não é o seu caso, renunciar aos velhos costumes alimentares demandará mais esforço e energia. Mas persista, não se deixe sucumbir às tentações e, mais cedo do que imagina, o estilo de vida saudável já estará dentro de você, influenciando suas decisões. As opções existem, desde que você faça escolhas de forma consciente.