Chocolate na Páscoa na Medida Certa!

cortar-as-maos-abrindo-ovo-de-chocolate_23-2147748721

E a Páscoa se aproxima novamente! Para muitos, é uma desculpa a mais para exagerar nos chocolates. Mas e se eu lhe disser que você pode saborear seu chocolate de Páscoa e não ganhar peso, nem comprometer sua alimentação saudável! Parece bom demais para ser verdade?

Contrariamente à crença popular, não é um ovo de páscoa ou uma torta ocasional que gera ganho de peso e compromete a sua saúde. Isso se deve a muitos comportamentos e hábitos adquiridos ao longo da vida. Às vezes a pessoa está num ritmo de mudança de hábitos, focada na dieta e nestas datas coloca tudo a perder, exagerando em todas a refeições, nos carboidratos simples, gorduras, alimentos processados e ainda, comendo quantidades excessivas de chocolate.

Então, se seu objetivo é se manter saudável ou reduzir peso, não deixe o feriadão de Páscoa estragar seus planos! Tudo o que você precisa é administrar a ingestão de calorias e desfrutar de uma porção controlada de chocolate de boa qualidade como parte da ingestão diária de calorias. Para facilitar, siga estes simples passos no feriadão de Páscoa:

-Prepare um café da manhã rico em proteínas: 20g de proteína nessa refeição ajudará você a controlar o apetite e a ingestão de calorias ao longo do dia. Além disso, tente deixá-lo em torno de 300 calorias para liberar algumas calorias extras para seu “orçamento” da cota de chocolate do dia. Exemplos: 1 omelete com 2 ovos e vegetais; iogurte zero ou desnatado com fruta e aveia/chia/linhaça/amaranto; 1 café com leite desnatado com 1 fatia de pão integral com queijo cottage, etc.

-Evite as “beliscadas”: nesse dia terá mais tempo livre para ficar em casa, viajar ou estar com a família. Então tente não exagerar nos intervalos das refeições. Se planeja comer seu chocolate, faça um almoço e janta mais leves, com proteínas magras (peixes, frango, atum, ovos) e vegetais.

-Movimente-se: se tem mais tempo, então não há desculpa para não movimentar-se mais! Faça uma atividade que lhe dê prazer, como jogar bola com as crianças, dançar, correr, nadar ou programe, pelo menos, uma caminhada em cada dia do feriado. Se realizá-la num ritmo rápido, em 40-60 min poderá “queimar” em torno de 400-600 calorias.

-Mantenha o chocolate controlado: um pequeno coelho de chocolate de 100g contém em média 600 calorias que equivale a mais ou menos 1 hora de corrida!!! Quando você descobre o quanto precisa se exercitar ou poupar na comida ao longo do dia para comer certas guloseimas sem que elas se convertam em gordura no seu corpo, começa  realmente a controlar as porções que você come.

Uma vez que mantenha as calorias sob controle ao longo do dia, aliada a alguma atividade física, poderá desfrutar seu merecido chocolate eventualmente. A preferência é sempre para o meio amargo, por conter antioxidantes. Invista na qualidade ao invés de quantidade. Assim você se mantém no foco, sem prejudicar sua saúde, seu corpo e sem deixar de apreciar seu chocolate. Para tudo na vida o segredo é o equilíbrio e com o chocolate não é diferente.

Feliz Páscoa a todos!