Emagrecimento Eficaz e Efetivo – As 3 Etapas

Primeira Etapa: O despertar para a mudança…

Frequentemente em pauta nas rodas de conversa, a necessidade de emagrecer que as pessoas têm ou pensam que têm é assunto recorrente. Trocam impressões, informações e declaram: preciso urgentemente entrar numa dieta! E logo vem a promessa de grandes sacrifícios, pouca comida e exercícios físicos à exaustão. Entretanto, a ideia de privação não é boa conselheira, nem orgânica e nem psicológica.

O deslocamento do foco que motiva o emagrecimento é o começo. A proposta de viver com mais saúde, mais disposição e energia para realizar tarefas pessoais e profissionais, por si só, já carrega consigo serenidade diante da decisão de emagrecer. A redução do peso e do número no manequim será uma consequência e não a motivação principal para reduzir o peso.

Optar por pequenas modificações em seus hábitos alimentares trará mais sustentabilidade para a mudança. Construídos a muito tempo, nossos hábitos antigos requerem simplicidade ao serem repensados para a construção de hábitos mais saudáveis. Inicie com pequenas ações, por exemplo, se no café você utiliza 2 colheres de açúcar, passe a usar 1, até que seu paladar naturalmente se acostume com o café menos doce. Faça o mesmo com o sal, com as porções dos alimentos…

Para algumas pessoas a abordagem deve ser diferente e gradual, como pode ser o seu caso. Você já pode ter tentado várias dietas ou mudanças radicais que não deram certo. Isso gera frustração e a sensação de que não há como atingir seus objetivos. A proposta aqui é despertar seu interesse para iniciar um novo projeto em sua vida, sugerindo que mudanças não tem que ser necessariamente drásticas, podem ser suaves e com resultados surpreendentes. Então acompanhe na próxima coluna a segunda etapa, com orientações um pouco mais específicas para que a opção por esse novo projeto de vida permaneça em você.

Segunda Etapa: Potencializando a decisão de emagrecer

Na última coluna, começamos a discutir o que é essencial para o emagrecimento duradouro. Como foi dito, hábitos são construídos ao longo de uma vida inteira, e que para implantar os novos é preciso inicialmente que sejam sutis. No projeto para uma vida mais saudável, as soluções bruscas e imediatas normalmente não funcionam. Você até pode suportar um mês de restrição de calorias ou de privação de alguns alimentos, mas isto não é sustentável por muito tempo. As mudanças só serão efetivas quando estabelecidas calma e continuamente, permitindo que nossas células tenham tempo adequado para registrarem as novas informações.

Você deve começar a prestar atenção ao ritmo e necessidades do seu organismo. Contudo algumas orientações gerais podem ser eficazes desde que observadas as particularidades de cada um:

  • Comece cada dia com uma promessa a si mesmo: cuidar de sua saúde!
  • Controlar as porções do que está ingerindo: se ainda não consegue deixar de comer algum alimento, reduza a porção do que iria consumir normalmente;
  • Hidrate-se. Comece ingerindo um litro de água extra todos os dias; evite consumir refrigerante e sucos industrializados;
  • Introduza na sua rotina uma atividade física e aos poucos irá sentir-se com mais condicionamento físico e mental.
  • Remova o açúcar de uma de suas refeições, assim seu corpo vai se habituando com a falta dele;
  • Sal em excesso também é prejudicial, vá reduzindo o consumo aos poucos, até seu paladar acostumar-se;
  • Descasque mais e desembale menos: utilize ao máximo alimentos na sua forma natural, como frutas e verduras;
  • Não coma nada com óleo hidrogenado ou frituras;
  • Sua dieta deve ser adequada à sua rotina e hábitos alimentares;
  • Planeje e se possível prepare suas refeições;
  • Honre sua palavra mais do que as suas desculpas;
  • Encontre apoio em torno de você…
  • Reconheça quando você escorregar! Saiba que isto faz parte do processo, o primeiro passo é reconhecer e confessar a si mesmo a fim de descarregar a sua carga emocional. Por que será que quebrei minhas promessas? Minhas metas foram realmente atingíveis

Reavalie e renove seus objetivos de forma realista e siga em frente. Valorize muito as suas vitórias, quanto aos fracassos, somente o suficiente para aprender com eles.

Estas mudanças simples, quando se somam além das mudanças no seu corpo, tem um efeito colateral poderoso: à medida que você for atingindo seus objetivos, vai se sentindo mais forte e invencível. E a sensação é que não há nada que você não possa fazer em sua vida! E é verdade, só depende de você!

Terceira Etapa: A Díficil Fase da Manutenção

Quem está no processo de emagrecimento ou já passou por ele, tem uma grande dúvida em mente: como fazer para manter o peso?

Perder peso é difícil, entretanto mais difícil ainda é mantê-lo estável. O principal motivo é que para emagrecer temos uma meta em mente, e os resultados positivos causam um estímulo extra. Porém, quando o objetivo final é atingido, sentimos que podemos relaxar, e com o passar do tempo, retornamos aos antigos hábitos e é aí que mora o perigo.

Então após toda a dedicação, abdicação de muitos prazeres alimentares e paciência você pode pensar que a missão está cumprida, mas não… Agora sim você precisa ter um cuidado redobrado e dedicar-se ainda mais, para não voltar a ganhar os quilos que perdeu, sofrendo então do “efeito sanfona”, que é muito prejudicial à sua saúde.

Nesta nova etapa, algumas regras funcionam bem para a manutenção do peso:

  • Não cometa excessos: não é porque a dieta acabou, que você poderá voltar a comer o mesmo que antes. Você está com um corpo mais leve precisa menos calorias para mantê-lo.
  • Reeducação Alimentar é o caminho: se você emagreceu desta maneira, já aprendeu como alimentar-se bem. Mas se você perdeu peso com alguma dieta restritiva por exemplo, terá que reeducar seus hábitos alimentares para manter o peso conquistado.
  • Hidratação: beba no mínimo 2 litros de água diariamente. A água ajuda na manutenção do peso e também no funcionamento do organismo.
  • Regra da Compensação: sabemos que alguns dias é impossível manter a dieta certo? Churrasco do domingo com direito a sobremesa, festa de aniversário…Ou seja, é impossível resistir. A regra é: mesmo nestes casos, escolha as melhores opções e diminua as quantidades. Se exagerou um pouco, não se culpe, faça um planejamento para sua alimentação do dia seguinte com o objetivo de desintoxicar. Desta forma, um dia equilibra o outro de excessos.
  • Atividades Físicas: essenciais para a sua saúde e manutenção do peso. Devem ser realizadas pelo menos 3 vezes por semana.

Esse é o momento do comprometimento com o novo projeto que você delineou para sua vida.

A chave para manter o peso é tornar os novos hábitos adquiridos durante o processo de emagrecimento parte de sua vida para sempre! Requer esforço extra e compromisso, mas com certeza a melhora adquirida na saúde, na disposição e na qualidade de vida serão os instrumentos motivadores para lidar com as dificuldades e tentações.