Festa Junina Light

E chegou a época das festas juninas!!! Diversão garantida com muita música, fogueira, bandeirinhas e claro, comidas típicas. Pinhão, pé de moleque, cocada, maçã do amor, quentão, vinho quente, canjica, arroz doce, paçoca, amendoim e por aí vai…

É quase impossível fugir dessas tentações, então o jeito é aproveitar de forma consciente, não exagerando nas quantidades e escolhendo os pratos mais ricos em nutrientes.

Os pratos juninos são feitos em sua maioria de alimentos ricos em carboidratos, vitaminas e fibras, excelentes para a saúde. A questão é que em sua maioria são altamente calóricos, com grandes quantidades de açúcar e gordura, como leite condensado, manteiga, leite de coco e creme de leite que contribuem para o desequilíbrio do organismo, já que sabemos que o excesso desses ingredientes podem levar à doenças como a diabetes e a obesidade.

Qualidade nutricional das receitas de festa junina:

Batata doce: carboidrato com baixo índice glicêmico, ótima fonte de beta caroteno, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Milho: usado em várias receitas como bolo, pipoca, curau ou canjica, tem alto valor nutricional, como vitamina A, C, B9 (acido fólico), ferro e fibras.

Pinhão: alimento típico do sul e altamente calórico. Rico em proteína, contém cálcio, magnésio e fibras que contribuem para a manutenção óssea e auxiliam no funcionamento do intestino. Vinho quente: se for optar por bebida alcoólica é a melhor escolha. Com moderação sempre! Apesar do alto valor calórico e teor alcoólico apresenta propriedades funcionais para o nosso corpo, já que possui flavonóides (ação antioxidante). Outra vantagem é que no vinho tinto existe o resveratrol, um polifenol cardioprotetor.

Amendoim: alimento rico em gorduras monoinsaturadas com ação antinflamatória (previne doenças cardiovasculares) e vitaminas. Bastante calórico, sobretudo nas versões juninas, como pé-de-moleque e paçoca.

Se você tiver a oportunidade de preparar em casa, pode elaborar versões mais leves e saudáveis desses pratos, preservando nutrientes e sabor. Basta substituir os ingredientes secundários por leite desnatado, açúcar mascavo ou adoçante e versões dos ingredientes light ou diet. Caso isso não seja possível e você queira curtir a festa que foi convidado, vá preparado para se deparar com todas essas opções deliciosas e calóricas e aí vale o bom senso do que você irá escolher e as quantidades que irá consumir! Aproveite com moderação! Não exagerar é o segredo para curtir a festa e também manter a saúde em dia.

Veja o valor calórico de alguns alimentos

Pé-de-moloque: uma unidade de 20g tem 87,60kcal, em 100g são 438kcal.
Pipoca: um saco pequeno de 15g tem 67,20kcal, em 100g são 448kcal.
Canjica: uma concha média cheia de 120g tem 135,60kcal, em 100g são 113kcal.
Arroz doce: uma concha média cheia de 140g tem 229,60kcal, em 100g são 164kcal.
Doce de abóbora com côco: uma colher de arroz cheia de 115g tem 238,05kcal, em 100g são 207kcal.
Milho verde: uma espiga grande de 100g tem 132Kcal.