Gordura Abdominal: Como Reduzir?

”Pneuzinho”, “pochete”, “barriga de cerveja”, ou outras tantas denominações, são nomes dados às gordurinhas acumuladas no abdômen. Ela tem sido o principal motivo pelo qual as pessoas buscam dietas milagrosas, tratamentos medicamentosos ou procedimentos cirúrgicos. Os homens geralmente ficam satisfeitos quando reduzem seu volume, já a maioria das mulheres, além de eliminar gordura, desejam ganhar um abdômen definido.

A preocupação inicial frequentemente é estética, mas essa gordura guardada no abdômen vai além, ela é um sinal comunicando também o que não aparece no espelho. Além de alterar a forma externa do corpo, vai silenciosamente evolvendo órgãos vitais (estômago, fígado, intestino), influenciando e alterando suas funções e aumentando o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares.

Vários são os fatores envolvidos no acúmulo gradual de gordura abdominal, inclusive a ingestão desregrada de alimentos ricos em carboidratos e gordura. A boa notícia é que equilibrar a alimentação ainda é o melhor caminho para reduzi-la. Mas não existem fórmulas mágicas e deixar para fazer mudanças drásticas algumas semanas antes do verão não é sua melhor escolha! Assim sendo, comece desde já a fazer alguns pequenos ajustes na sua rotina alimentar para chegar na estação mais quente do ano com menos gordurinhas no seu abdômen e mais saúde na sua vida. Veja:

Evite:

-Alimentos Ricos em: açúcar, sal, gorduras, bebidas gaseificadas, frituras, álcool.

-Alimentos Fermentativos: leite, queijos gordurosos.

Prefira:

-Alimentos Ricos em: proteínas mais leves (peixe), sementes (quinoa, chia, linhaça, gergelim, amaranto).

-Vegetais: folhosos verdes escuros (couve, rúcula, espinafre), frutas, verduras.

-Gorduras de Boa Qualidade: oleaginosas, azeite de oliva, abacate.

-Cereais Integrais: aveia, arroz, macarrão.

-Probióticos: fermentados (kefir, iogurte natural desnatado), fibras (vegetais e cereais integrais).

Beba:

-Água Pura: cerca de 2 Litros/Dia.

-Chás: hibisco, hortelã, chá verde, funcho, camomila, boldo. Podem ser servidos quentes ou frios.

Você pode pensar que essa é uma missão impossível, já que tentações geladinhas (sorvetes, sobremesas, cerveja, caipirinhas) e petiscos (salgadinhos com patês, maionese) estão fora dessa lista. E não tenha dúvida, eles irão cruzar seu caminho na beira do mar ou piscina inevitavelmente! Mas, se você quiser de verdade reduzir ou eliminar as gordurinhas no seu abdômen terá que, na mesma proporção, reduzir ou eliminar hábitos alimentares e de vida que não estão de acordo com esse objetivo. Afinal, a vida é assim mesmo! Uma caixinha entregue de presente à você, cheinha de escolhas com suas consequências no mesmo pacote! E, nesse caso, não é diferente!