Gorduras do Bem – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde do Jornal NH – Segunda 08.07.2019

Você já deve ter ouvido e, muitas vezes, de forma até bem enfática essa afirmação: gorduras trazem prejuízos à sua saúde! Entretanto nosso organismo entende esse macronutriente de maneira diferente. Se você já fez alguma dieta restritiva, principalmente aquelas com quantidades muito reduzidas de gordura, deve ter percebido uma sensação maior de fome e mais irritabilidade. Isso ocorre porque a gordura é um macronutriente imprescindível à absorção eficiente de vitaminas e minerais que, por sua vez, atuam no equilíbrio do sistema fome/saciedade. Além disso ela é fundamental ao bom funcionamento dos sistemas nervoso e intestinal. No primeiro ela envolve estruturas importantes das células nervosas e no segundo ela auxilia na assimilação e eliminação das fibras que ingerimos nos alimentos, melhorando o fluxo no seu intestino.

Mas será que toda gordura encontrada nos alimentos é boa para você?

O segredo está em conhecê-las e saber incluí-las na sua dieta. A gordura quando na forma natural pode ser classificada como gordura saturada ou insaturada. Já na forma artificial suas moléculas foram alteradas no seu processamento transformando-se em gordura hidrogenada ou gordura trans. Estas são encontradas na maioria dos alimentos industrializados (margarinas, bolos, salgadinhos, sorvetes) e não são bem toleradas por nosso organismo pois contribuem para o aumento dos processos inflamatórios e oxidativos. A gordura saturada é encontrada em sua maioria em produtos de origem animal e alguns óleos vegetais. Nosso metabolismo tem uma boa assimilação dela, mas ainda assim seu consumo deve ser moderado. No grupo das gorduras insaturadas encontram-se as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Nelas encontramos principalmente os ácidos graxos essenciais ômega 3 e a vitamina E. São amigas do seu coração e seus neurônios, sendo mais facilmente encontradas nos seguintes alimentos:

-Gorduras Monoinsaturadas: presentes no azeite de oliva (seu melhor representante), oleaginosas ou nuts (amêndoas, avelãs), óleos vegetais (gergelim, amendoim) e no abacate.

-Gorduras Poli-Insaturadas: encontradas nos óleos vegetais, em alguns peixes, principalmente os de água fria (salmão, atum, sardinha), sementes (linhaça, gergelim) e oleaginosas (nozes, castanhas). Uma ressalva é necessária para os óleos vegetais, já que o processo de refinamento compromete a absorção deles pelo organismo.

As gorduras do bem (insaturadas) podem ser benéficas à saúde uma vez que colaboram para a modulação da  fome, melhora da absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), proteção e preservação das células nervosas. Perceba então que nem toda gordura é vilã e algumas podem ser sim consideradas “gorduras do bem” e devem estar presentes no seu planejamento alimentar. Compreenda que para viver com mais energia e disposição é fundamental uma alimentação equilibrada, variada e, sempre que possível, priorizar o consumo dos alimentos na sua forma natural.