Halloween mais Nutritivo

 

Grunge Halloween writing on a watercolour background

Hoje comemora-se o Dia das Bruxas ou como é mais popularmente conhecido, o Halloween. Embora os adultos também gostem de celebrá-lo, as crianças são as que mais curtem seus cenários, personagens e as divertidas “Travessuras ou Gostosuras!”. E seja em casa ou na escola, o consumo exagerado das gostosuras (balas, pirulitos, chocolates, doces) acaba acontecendo. Quando a criança não apresenta alguma disfunção metabólica (diabetes, dislipidemia), os exageros eventuais não geram maiores problemas. No entanto, não deixa de ser um estímulo ao consumo de alimentos carregados de açúcar, o que não é benéfico para o desenvolvimento delas. Deixe-as experimentar esses doces que ganharam apenas nesse momento de comemoração. Isto serve também para as festinhas de aniversários e outros eventos comemorativos, quanto menos açúcar, gorduras e produtos industrializados os pequenos (e os grandes) consumirem, melhor! A saúde agradece.

    E se levarmos em conta que a imaginação infantil é bastante fértil, com um pouquinho de criatividade e disposição, pode-se encontrar alternativas saudáveis para encantá-las. Veja algumas sugestões para inspirar você na missão de organizar um Halloween mais saudável:

– Surpreenda na Decoração: tire o foco da comida investindo mais nas brincadeiras e nos cenários coloridos.

– Lanches Salgados também podem fazer Parte da Festa: pasteizinhos assados, torradinhas e mini pizzas integrais, decoradas com carinhas de monstrinhos e fantasminhas fazem o maior sucesso! Na internet tem várias sugestões que farão sua imaginação decolar.

– Frutas e Verduras: transforme-as em abóboras e personagens típicos do halloween e torne esses alimentos mais atrativos além de divertidos.

– Brigadeiros: até mesmo eles que são considerados por muitos um dos vilões das dietas, podem ser nutritivos quando confeccionados com chocolate 70% cacau ao invés do achocolatado. Para decorá-los você pode utilizar chocolate granulado 70% e balinhas de confete para  fazer olhinhos  e eles se transformarão em monstrinhos para compor o cenário.

E tantas outras opções que a sua criatividade permitir! Proporcione às crianças e aos adultos um ambiente em que a Festa de Halloween sirva como um momento de diversão e liberdade de expressão, com foco mais nas “Travessuras” do que nas “Gostosuras”.