Halloween

A globalização nos fez importar e adaptar ideias e costumes das culturas de língua inglesa e a Festa de Halloween é uma delas. Lembramos de vampiros, bruxas, caldeirões, feitiçaria, vassouras, teias de aranhas e, claro, as estrelas da festa, travessuras e gostosuras distribuídas e consumidas pelas crianças que adoram entrar no clima assustador e divertido. Mas a mim, o Dia das Bruxas como é conhecida a festa aqui no Brasil, remete à uma abóbora muito iluminada que é, normalmente, utilizada como o ornamento principal da decoração.

A abóbora é um alimento com alto valor nutricional, pois é rica em carboidratos, vitaminas A, B, C, E e K, de minerais como o ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, zinco e também fonte de fibras. Com baixo índice glicêmico, é útil na redução dos níveis de açúcar no sangue, pois colabora na produção da insulina. Possui propriedades antioxidantes, principalmente carotenóides, que ajudam na prevenção à tumores concerígenos como os de mama e colo do útero e no combate ao estresse oxidativo provocado pelo excesso de radicais livres no organismo. Suas sementes também podem ser consumidas e são ricas em ômega 3 e fistosteróis que limitam a absorção e reduzem os níveis de LDL (colesterol ruim), melhorando a performance cardiovascular. Possuem boa quantidade do aminoácido triptofano que colabora na produção da serotonina, hormônio do bem estar. Podem ser assadas ou torradas e servidas como petiscos, garantindo bom humor e disposição aos participantes da festa.

Então, que tal aproveitar seu potencial nutritivo e utilizá-la na receita de uma deliciosa panqueca, fazendo da abóbora a estrela do cardápio na sua Comemoração do Dia das Bruxas?

Paqueca de Abóbora

Ingredientes: 60 g de abóbora cozida
30 g de aveia ou farinha de aveia
2 claras de ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela

Modo de fazer:
Cozinhe a abóbora sem sal, depois de cozida retire a água, deixe esfriar e escorra,
Com um garfo esmague e retire 60g de abóbora.
Junte os outros ingredientes.
Utilize uma frigideira anti-aderente ou forma de waffer.
Unte com azeite e retire o excesso com guardanapo.
Coloque uma concha da massa na frigideira o doure dos 2 lados.
No micro-ondas coloque metade da massa na omeleteira e programe 2 minutos e 20 segundos.
Retire e dê uma douradinha nos dois lados do omelete na frigideira untada.
Se preferir rechear, uma dica é mel e banana ou pode fazer na versão salgada com cottage e peito de peru.

Valor calórico total da receita 155 Kcal.
Você pode dividir a massa em 2 ou 4 panquecas menores.

 

Além dos benefícios da abóbora, tem a clara de ovo que contém proteína de alto valor nutricional, aveia que ajuda na redução da gordura corporal e diminuição dos níveis de colesterol, além da canela com suas propriedades termogênicas.

E lembre-se, cozinhar é muito mais do que juntar ingredientes, pois não deixa de ser uma “bruxaria”, onde você pode enfeitiçar pessoas utilizando os mistérios da alquimia, transformando nutrientes em doses poderosas de amor que vão nutrir não só o corpo, mas sobretudo encantar os sentidos e o coração daqueles que você ama.