Happy Hour, Encontros e Desencontros!

Nessa época do ano em que os dias são mais longos, muitos de nós tem aquela vontade de fazer uma paradinha antes de ir para casa e celebrar com os amigos bebendo uma cervejinha ou drink, acompanhados de algum petisco doce ou salgado. Esse encontro com a satisfação de um “happy hour” num bar, num restaurante, um jantar em casa ou até mesmo um dia de praia ou piscina junto com bebidas alcoólicas é tão gratificante que nem passa pela sua cabeça um possível desencontro com o equilíbrio alimentar.
Ter um momento “relax” faz bem à sua saúde emocional e também orgânica. No entanto, entre uma dose e outra a mais, você pode comprometer o esforço investido na busca por um estilo de vida mais saudável. O álcool além de trazer alterações para o seu metabolismo, é altamente calórico e não possui nutrientes importantes ao organismo, por isso, são chamadas de “calorias vazias”. Imagine que cada 1g de álcool possui 7Kcal/g (calorias/grama), bem mais do que os carboidratos e proteínas que contém 4Kcal/g e quase igual a gordura com 9Kcal/g. Essas “calorias vazias” são rapidamente absorvidas pelo organismo, então, cuidado, pois elas se somarão na conta geral do seu dia e o que você não utilizar será armazenado em forma de gordura.
O consumo do álcool inicialmente provoca um estado de euforia e desinibição, facilitando a sociabilidade. Mas, sendo ele uma substância de ação variável para cada pessoa, conforme vai aumentando suas concentrações na corrente sanguínea pode provocar efeitos depressivos, de descontrole, agressividade, instabilidade no sono e descoordenação motora. Sua ingestão sistemática pode, além de comprometer sua dieta, trazer implicações sérias para seu corpo, desde alterações na absorção de vitaminas e minerais até comprometimento de órgãos vitais como pâncreas e fígado.
Mas utilizando pequenos truques você pode diminuir o impacto dele no seu organismo. Veja:
-Seja seletivo na escolha: drinks e aperitivos preparados com adoçante são mais indicados. Já se a sua opção for a cerveja, as mais escuras, do tipo stout (preta), são menos calóricas.
-Limite o consumo: mesmo escolhendo uma bebida menos calórica, desfrute a experiência com moderação, ingerindo no máximo 2 doses na semana, escolhendo momentos em que realmente considere que satisfação de saboreá-las seja maior que o custo que trarão ao seu equilíbrio alimentar.
-Beba muita água: toda dose de álcool deve ser intercalada com uma quantidade equivalente de água para retardar o processo de desidratação que promove, além de reduzir o seu consumo.
-Vinho tinto, opção mais saudável: do ponto de vista nutricional ele tem uma melhor repercussão no seu metabolismo por conter resveratrol, uma substância com ação antioxidante e cardioprotetora.
Assim sendo, se você não consegue evitá-las, procure elaborar um critério pessoal para eleger momentos em que julgue que o encontro com o prazer que você sente em atender aos seus desejos não se torne um desencontro com sua saúde.