Insônia: Alguns Alimentos Podem Ajudar a Combatê-la!

alimentosA noite chega…mas o sono não! E quanto mais se quer dormir, mais desperto se fica! Essa é uma rotina para muitas pessoas. Fatores como ansiedade, estresse, depressão afetam significativamente a qualidade de seu sono podendo levá-lo à insônia, consequentemente desregulando seu balanço hormonal e energético. O sono é um dos quatro pilares (sono reparador, alimentação adequada, atividade física regular, equilíbrio das emoções) necessários à conquista de um estilo de vida saudável. Entretanto, esses pilares não funcionam de forma isolada, mas interagem um com outro o tempo todo compensando suas deficiências. Assim sendo, existem alguns alimentos que podem colaborar para a manutenção e restauração do sono de qualidade.

    Esses alimentos em comum contém o triptofano, um aminoácido que estimula o aumento na produção da serotonina, hormônio que, entre outras atribuições, estimula a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. Veja alguns desses alimentos que colaboram para melhorar a qualidade de seu sono:

Leite: possui o triptofano que aumenta os níveis de melatonina.

Aveia: contém altas doses de triptofano, contribuindo para o equilíbrio do sistema nervoso central.

Mel: aumenta os níveis de insulina no sangue que, por sua vez, estimula a liberação do triptofano no cérebro.

Salmão: rico em vitamina B12, essencial à conversão do triptofano em serotonina.

Sementes (linhaça, gergelim): possui ômega 3 que contribui para o equilíbrio químico dos neurotransmissores.

Banana: o potássio contido nela tem papel fundamental no relaxamento muscular.

Amêndoas: possuem zinco, magnésio, cobre que colaboram para um maior relaxamento dos músculos.

Vegetais Verdes: os minerais (magnésio, cálcio) e a vitamina B presentes em sua composição favorecem um nível maior de relaxamento.

Hortelã: o mentol presente na sua composição colabora para a melhora da digestão e relaxamento neuromuscular.

Maracujá: possui flavonóides e alcalóides, substâncias que atuam como relaxantes e calmantes naturais.

     Uma boa noite de sono é essencial para a saúde do corpo e da mente. Se por um lado, fatores emocionais estão prejudicando seu sono, você pode com uma dieta balanceada e prática regular de atividade física melhorar a qualidade de seu sono enquanto busca alternativas para equilibrar suas emoções. Às vezes, é preciso buscar auxílio nos fatores externos para equilibrar os fatores internos, pois nossos sistemas funcionam de maneira compensatória. Desta forma é fundamental saber onde e como encontrar os recursos necessários à  sua saúde orgânica e emocional.