Limpeza do Corpo, Compensação das Festas!

vegetablesÉ difícil não exagerar nos feriados de final de ano. Muitas comemorações com a família e amigos, recheadas com comidas e bebidas, sem hora para acordar ou dormir… E agora passadas as festas, chega a hora de encarar a rotina novamente… Aí você se sente inchado, cansado e pesado, tudo consequência das toxinas acumuladas em nosso organismo em virtude do excesso de gordura, sal, açúcar e álcool.

    O nosso corpo pede para voltar a uma rotina mais saudável, mas parece tão difícil retomar as atividades do dia a dia, não é verdade? Então que tal dar uma ajuda ao seu organismo a se livrar de todas essas toxinas fazendo uma limpeza no seu corpo?

-Primeiramente não desanime: não adianta “bater” o arrependimento depois de exagerar nos doces, churrasco, cerveja, caipirinha, etc…Trate o dia seguinte como outra oportunidade de comer saudável e permanecer ativo.

-Beba muita água: além de hidratar, ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo, além da melhora do fluxo intestinal. Faz nosso metabolismo funcionar de forma mais eficiente, nos mantém energizados e reduz a fome entre as refeições. Tem dificuldade em beber água? Tente fazer infusões de água usando fatias de pepino, hortelã, limão, laranja e morangos. Essas infusões, além de não adicionar calorias, ainda saborizam a água.

copo-de-agua

-Limpe a sua alimentação: Foque sua dieta em frutas, legumes, vegetais, proteínas magras (peixe ou frango), gorduras boas (azeite de oliva, abacate, oleaginosas,etc), grãos e sementes. Alimentos mais limpos, integrais e orgânicos fazem toda diferença!

Composition with vegetables and fruits in wicker basket

-Coma mais verdes: os vegetais e folhas verdes contém compostos de fitonutrientes específicos ajudam a limpar o intestino e remover toxinas, incluindo metabolitos estrogênicos. Quando os hormônios são equilibrados, a inflamação e o inchaço diminuem, e seu metabolismo e queima de gordura aumentam! Você pode apostar nos sucos verdes, que vão ajudar ainda mais neste processo de desintoxicação.

Agrodolce

-Neste período elimine: a cafeína, carboidratos simples, o açúcar, as gorduras ruins e os embutidos. Diminua também o sal, em seu lugar você pode utilizar ervas e temperos naturais.

fast-food

-Atividade física é essencial: no processo de desintoxicação do corpo, um exercício vai ajudar e muito, já que as toxinas também são eliminadas através do suor. Além disto, tente retomar a rotina normal de sono (não dormir traz alterações no organismo que podem funcionar como toxinas).

dicas-de-corrida-para-iniciantes-1

-Sem álcool: já que você está querendo limpar o seu corpo, nada de incluir bebidas alcóolicas durante esta fase. O álcool sobrecarrega o funcionamento de vários órgãos. Nosso corpo já tem dificuldade para neutralizar a toxicidade do álcool normalmente, imagina depois dos excessos então?

iStock_21612772_wide

-Prepare suas refeições: assim você consegue controlar exatamente o que entra na sua boca. E tem como fazer receitas simples e que não demandam muito tempo. Desse modo, você sabe exatamente o que tem dentro do prato, a qualidade dos ingredientes, o quão fresco eles são e a quantidade de gordura, sal, etc .

 Pode parecer difícil retomar a rotina após um tempo de descanso, sem rotina e sem preocupações com a alimentação, mas vamos lá!!! Encarar 2018 com força total e cuidando do bem mais precioso que você tem, que é a sua saúde!