Lista de compras saudável

familia-caminhando-com-carrinho-de-compras_3446-360

O supermercado pode ser uma árdua tarefa! Alimentos tentadores irão bombardear seus sentidos ameaçando seu plano de ter uma vida mais saudável. Não se desespere! Essa situação pode ser driblada utilizando algumas estratégias. Primeiro, nunca vá ao supermercado com fome. Segundo, faça uma lista de tudo que precisa comprar, esta ferramenta será de muito valor para guiar você na direção do que realmente precisa.

Uma lista de compras bem elaborada não é apenas um acesso mais rápido à memória, mas também uma importante aliada para manter você no controle, minimizando a possibilidade de você comprar por impulso. As dicas a seguir irão ajudá-lo a preparar uma lista de compras com escolhas inteligentes:

– Planeje com antecedência: se você não tem opções, na hora da fome acaba optando por comida pronta ou serviços de tele-entrega e não é novidade que eles são potencialmente sabotadores da alimentação saudável. Então organize sua lista de uma forma que você tenha os alimentos certos em casa na hora que bater aquela fome!

– Otimize seu tempo: aproveite melhor esse momento organizando sua lista com base nos tipos de alimentos para reduzir a chance de andar sem foco pelos corredores do supermercado.

– Leia os rótulos: sobretudo de produtos embalados e processados para saber se eles oferecem valor nutricional às suas refeições e, se não for o caso, nem leve-o.

Permita-se experimentar: por exemplo, se você está tentando incorporar mais vegetais verdes e folhosos na sua dieta, experimente um novo a cada semana.

– Seja criterioso no planejamento: evite as tentações! Deixe fora de sua lista alimentos ricos em açúcar, gordura e sal pois se não estiverem na sua dispensa, pelo menos em casa não irá consumi-los.

– Escolha corredores certos: as opções saudáveis estão lá, mas é preciso que você as procure! Então fique atento e não se deixe seduzir por produtos que enchem os olhos, mas esvaziam sua saúde.

– Visite a feira do supermercado: até ela e tente perceber o quanto a natureza é generosa oferecendo alimentos tão perfeitos que efetivamente conduzem você aos objetivos nutricionais que traçou. Lembre-se da premissa de que quanto menos industrializado melhor.

Uma lista de compras bem organizada permite à você ser mais criterioso e consistente nas suas escolhas e aumenta a chance de você provar novos sabores e fazer compras mais saudáveis sem desperdiçar comida e dinheiro. Lembre-se! Comer “mal” tem o custo de um bem que não tem valor monetário que compense que é a sua saúde.