Frequentemente escutamos que não devemos ficar mais de 3 horas sem comer não é mesmo? Mas você sabe o porquê? Primeiramente, devemos ter consciência que nosso corpo funciona como uma máquina que para exercer suas funções precisa de combustível. O alimento exerce esta função, fornecendo energia para nos manter vivos e realizarmos as atividades diárias.
Se não nos alimentarmos por um longo período, ficamos sem “nosso combustível”, causando um desequilíbrio corporal e sintomas como cansaço e até mesmo fraqueza.
Neste jejum, o metabolismo fica mais lento, nosso organismo estoca mais energia e gasta menos, prejudicando a queima de gordura. Sem comida por muito tempo, nossos músculos são degradados, para serem utilizados como fonte de energia.
Então, lembre-se que comendo de 3 em 3 horas:
– Você não ficará extremamente faminto para a próxima refeição, diminuindo a liberação da grelina, o hormônio que causa a fome e te fará ingerir menos calorias no decorrer do dia;
– Haverá um equilíbrio da glicemia. Quantidades adequadas de glicose no sangue, proporcionam um aumento de concentração do hormônio serotonina. Se a serotonina está baixa, gera compulsão alimentar, aumento do apetite e ansiedade. Muito tempo em jejum pode levar a uma hipoglicemia (pouca glicose no sangue), aumentando o “hormônio do stress”, chamado cortisol. Este favorece o ganho de peso já que causa queda no metabolismo, aumento da gordura abdominal e diminuição da massa muscular.
Sendo assim, agora você sabe os motivos e a importância de se alimentar de 3 em 3 horas.
Para manter o equilíbrio corporal, o ideal é realizar 3 refeições completas (café da manhã, almoço e jantar) e incluir pequenos lanches leves e saudáveis nos intervalos das refeições principais.
Assim, mantemos nosso metabolismo ativo, o corpo em total funcionamento e gastando energia, aumentando o gasto calórico.
Matéria publicada no Jornal NH no dia 19 de Outubro de 2015