Obesidade e Suas Implicações na Covid-19

Cada doença possui características gerais, mas manifestam-se no organismo de modo individual. Para entender a dinâmica de ação da Covid 19, mais estudos são necessários, mas o que se tem observado é que idosos e pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras comorbidades, apresentam maiores riscos de desenvolvê-la na sua forma mais agressiva.

O excesso de peso torna-se um fator de vulnerabilidade à ação de vírus e bactérias, incluindo à Covid-19 pois desestabiliza os sistemas imunológico e metabólico em função do aumento significativo de estados inflamatórios, agravando seu percurso no organismo.

Por outro lado, a quarentena, além de oportunizar uma redução na prática de atividade física, estimula um aumento no consumo alimentar e, muitas vezes, de bebidas alcoólicas. Nesse contexto, os alimentos ultraprocessados ganham espaço considerável por oferecerem maior validade e palatabilidade, enquanto que frutas e vegetais perdem mais espaço ainda, pois são perecíveis e, em alguns casos, necessitam de habilidade para serem preparados. Então, a chance de desajustes orgânicos pré existentes e peso corporal aumentarem é bem grande.

Mas alguns cuidados alimentares ajudarão você a melhorar sua qualidade de vida, além de colaborarem para manutenção de seu peso. Veja:

Evite

-Ultraprocessados: contêm aditivos químicos, baixa qualidade nutricional e alta quantidade de calorias e sal.

-Refinados: com baixíssima quantidade de fibras, dificultam o fluxo do sistema intestinal.

-Fritos: são ricos em gorduras que sobrecarregam os sistemas metabólico, digestivo e hepático.

-Hipercalóricos: seus elevados níveis de açúcar e gorduras estimulam o pico insulínico, gerando mais fome que, por sua vez, promove maior armazenamento de gordura no tecido adiposo, aumentando a inflamação orgânica.

-Bebidas Alcoólicas: atrapalham o sistema digestivo e a absorção de nutrientes.

Prefira

-Naturais e Integrais: possuem fibras, vitaminas e minerais que contribuem para um melhor fluxo gastrointestinal, além de promover a manutenção, renovação e modulação mais eficaz do sistema imunológico.

Assegurar que o peso ideal e a saúde em dia seja uma garantia de blindagem orgânica, não é possível! Mas  escolher com carinho e consciência os ingredientes que compõem a alimentação que nutre seu corpo permite a você cuidar melhor desse templo sagrado que a vida tão generosamente nos concedeu.