Por que comemos mais no inverno?

 

Image of happy teenage friends eating pizza together

No período entre o final do outono e a primavera onde o frio faz parte de nossas vidas parece impossível resistir à tentação alimentar. Esse desejo por alimentos mais calóricos e gordurosos no inverno pode ser um instinto de sobrevivência ou, simplesmente, os consumimos mais pela maior disponibilidade deles nessa época. Vejamos então algumas teorias e dicas para lidarmos melhor com aumento da fome:                                                                                                              

– Desejo por carboidratos: se no clima frio seu desejo por macarrão, biscoitos, pães etc, aumenta, você pode estar passando por um transtorno afetivo sazonal. Vários estudos demonstraram que o cérebro produz sensação de felicidade quando você consome alimentos mais calóricos e gordurosos. Para manter uma rotina alimentar saudável durante o frio, consuma proteínas magras, grãos integrais, frutas e verduras que podem ser assadas e refogadas. Sopas quentes e chás também ajudam a manter o corpo e a alma aquecidos já que alimentos e bebidas quentes provocam maior conforto emocional.

– Dias escuros significam mais comida: a tendência de comer mais no inverno pode ter relação com nossos impulsos primitivos de estocar energia para resistir ao período de frio. Estudos  constaram que menos luz nos leva a ingerir comida em quantidades maiores

e em menor tempo à medida que os dias ficam mais curtos.

– Culpa do ambiente: o ganho de peso no inverno, segundo outros estudos, pode ser apenas um produto de nosso contexto ambiental e não da biologia já que o inverno proporciona oferta maior de alimentos gordurosos e calóricos. Esse contexto somado à diminuição da atividade física durante os meses de frio resulta em mudanças no corpo.

Como se pode ver, explicações para o aumento da fome no inverno não faltam. Tudo bem que os meses de frio dificultam algumas rotinas de nossas vidas, mas não deixe as baixas temperaturas serem mais fortes que você. Utilize o frio à seu favor já que seu corpo para manter-se aquecido acelera o metabolismo e gasta mais energia para isso. Curta com moderação as delícias que os meses de frio oferecem, mas lembre-se, logo o verão estará aí e com ele dias mais quentes e com menos roupa. Então, como você vai encarar o inverno?