Quarentenando com Saúde

Se a bem poucos dias atrás ele nos parecia uma possibilidade remota e abstrata, hoje o coronavírus é um fato concreto e está batendo à nossa porta. E a quarentena foi a medida encontrada para diminuir a possibilidade de um contágio em massa. Isso tudo nos impacta e gera mudanças gigantescas em nossa rotina de vida e também alimentar. Mas como passar pela quarentena sem que ela afete nosso bem estar físico e mental?

A tendência nesse momento é amenizarmos a ansiedade comendo mais ou compensar a falta da academia ou  atividade física comendo menos por medo de engordar. Mas veja, exageros alimentares intensificam os processos inflamatórios orgânicos enquanto que restrições severas de calorias e/ou carboidratos promovem queda brusca da insulina levando à produção maior de cortisol, o que diminui o ritmo do sistema imunológico e aumenta a exposição a ameaças virais como é o caso do coronavírus. Assim sendo, para melhor enfrentamento desse período o qual estamos ativamente fazendo parte, realizar boas escolhas alimentares é essencial.

Alimentos milagrosos que curem ou evitem a Covid-19 não existem, é verdade, mas hábitos alimentares saudáveis permitem ao seu sistema de defesa utilizar de maneira competente seus melhores recursos no combate às ameaças externas. Para que nosso sistema de defesa se mantenha em equilíbrio precisamos de vitaminas (A, C, E, complexo B), minerais (zinco, selênio), fibras (probióticos), antioxidantes (licopeno, resveratrol, carotenoides), além de anti-inflamatórios (ômega 3), nutrientes que são encontrados principalmente em frutas, vegetais, legumes, oleaginosas, cereais integrais, iogurte natural, ovos, carnes magras, peixes, mel, alho, cebola. Além disso, beber água na quantidade adequada é essencial para movimentar e desintoxicar nosso organismo com eficiência.

Se você está realizando suas atividades profissionais de casa, aproveite para realizá-las de forma mais descontraída, sem a formalidade do ambiente de trabalho. Se está de quarentena e não consegue trabalhar de casa, contribua para que seja um momento leve em família, converse, se interesse pelas pessoas, organize aquele armário ou aquelas gavetas que a tempos está nos seus planos mas não consegue colocar em prática, ponha em movimento a energia de sua casa. Leia bons livros, faça aquele curso de aperfeiçoamento à distância que tanto deseja, desfrute dos conteúdos virtuais extras que estão à disposição na Internet e na TV, desacelere, coloque seu sono em dia, o que aliás, faz muito bem ao seu sistema imune.

Sair da rotina pode ser muito salutar e uma excelente oportunidade para interagir com mais qualidade com sua família, além de exercitar sua autodisciplina e administração de seu tempo. Lembre-se: cuidar de você nesse momento irá fazer toda a diferença na sua e na vida das pessoas ao seu redor.