Quebre um Ciclo de Excessos

Alguns dias você chega em casa e tudo o que mais quer é abrir a geladeira e devorar tudo o que encontrar ali dentro, principalmente se for bem açucarado, temperado, gorduroso? E isso acontece bem naquele momento de sua vida em que decidiu manter uma alimentação mais saudável? Calma! Você não está sozinho, muitas pessoas passam pelo mesmo dilema. São inúmeros os motivos que induzem você a cometer esses excessos, desde algumas contrariedades ocorridas durante seu dia até uma tentativa de seu corpo manter a rotina de exageros alimentares a qual você o acostumou.
O ato de comer gera, na maioria de nós, sentimentos extremos e contraditórios porque a comida é indispensável à vida e fonte de muita satisfação. Ela acaba sendo utilizada não somente para alimentar o corpo, mas também para suprir carências e angústias emocionais. Esse comportamento gera um ciclo vicioso onde a comida vai ocupando aos poucos um lugar central na vida de algumas pessoas e gerando a sensação de falta de controle sobre ela. E chega um momento em que a pessoa se pergunta: O que posso fazer para quebrar esse ciclo de comer muito para me sentir melhor?
Uma forma interessante de dar o primeiro passo é reconhecer que você tem dificuldade em dar limites a você mesmo. E a alimentação pode ser apenas um de seus efeitos. Ter limites internos bem estabelecidos é mais complexo do que se imagina e, muitas vezes, é necessário ajuda terapêutica para construir eles.
Depois de um dia tenso você pode ter a tentação de amenizar suas angústias e emoções negativas com a comida, principalmente com alimentos muito calóricos, processados, frituras e doces. Mas saiba que eles são verdadeiros vilões alimentares, não apenas nutricionalmente, mas porque eles ativam os gatilhos da compulsão em seu cérebro, ou seja, quanto mais você os come, mais “vontade” tem de comê-los. Então mantenha em casa alimentos saudáveis até que você se sinta no controle do seu comportamento alimentar. Entender o ritmo de seu metabolismo é essencial para interpretar os sinais que ele emite quando já não está mais com fome.
Procure ser gentil consigo mesmo, veja seu corpo com carinho e assim você conseguirá dar a ele o que de fato precisa, sem escassez ou excessos. Pense que ele é sagrado e merece ser cuidado. Evite se comparar aos outros, seja sua própria referência. Um dos segredos para quebrar um ciclo vicioso de excessos alimentares é pensar sobre o alimento antes de levá-lo à boca, observando não somente o que, mas como e porque você está comendo. Buscar uma alimentação saudável é uma forma de mostrar que você ama seu corpo e se importa com ele.