Sal: Bom ou Ruim?

sal-ruim-bomO sal é uma substância que faz parte da cultura culinária desde sempre e utilizado numa boa medida realça e valoriza o sabor natural dos alimentos. Mas tantas informações desfavoráveis vinculadas à ele, talvez já tenha levado você à se perguntar: O sal é bom para mim? Então vamos falar um pouco sobre suas características nutricionais e depois quem sabe essa dúvida será  melhor esclarecida.

  O sal é um mineral formado por 40% de Sódio e 60% de Cloro, o famoso Cloreto de Sódio (NaCl). Nosso organismo tem necessidade dele para algumas atribuições orgânicas como:

– Equilíbrio do pH estomacal: facilita a digestão.

– Aumento da sensibilidade à insulina: regula a glicose sanguínea.

– Anti-alérgico natural: contribui para a melhora de sintomas alérgicos.

– Melhora a qualidade do sono: já que estimula a supressão de hormônios do estresse.

– Atua na termogênese: pois aumenta a produção de calor no corpo.

– Equilíbrio ácido/base: pois colabora na regulação de sódio/potássio no interior das células.

        Estão disponíveis no mercado os mais variados tipos de sal, desde o mais simples até os  com status gourmet como: sal do himalaia, negro, vermelho, flor de sal, etc. Então qual será o melhor sal para se utilizar? Primeiramente, quanto menos processado melhor. Sendo assim, o ideal é preferir os mais naturais como o sal grosso, por exemplo.  O sal do himalaia, negro, vermelho, a flor de sal tem como diferencial, além do fato de serem naturais, possuírem em sua composição quantidades maiores de um ou de outro mineral.

    Se o sal traz na sua composição tantos benefícios porque ele vem sendo apontado como prejudicial a saúde? Isso acontece porque as pessoas acabam exagerando no seu consumo e ultrapassando em muito a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 5g/dia (5000 mg) ou 2g/dia (2000 mg) de sódio. A média de consumo de sal dos brasileiros, por exemplo, é de 12g/dia (12000mg), ou seja, mais do que o dobro da quantidade recomendada. É aí que mora  o perigo! Porque acabamos contabilizando apenas o sal de cozinha, mas o sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados, até mesmo naqueles com sabor doce. Além disso, o sódio também está na composição de conservantes, adoçantes, fermentos, realçadores de sabor, entre outros.

       Com certeza o sal é um ingrediente que valoriza e exalta o sabor dos alimentos unindoos ingredientes de forma agradável ao nosso paladar. Mas… e para a saúde… ele é bom ou ruim? Mais uma vez a chave está no equilíbrio! Utilize o sal de forma inteligente, administre-o com moderação e ele trará para sua vida os benefícios que são inerentes à  ele.