Sistema Imunológico Bem Nutrido – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde – Jornal NH – Segunda 19.08.2019

Você já deve ter percebido que variações bruscas de temperatura desestabilizam seu sistema imunológico! Isso acontece porque ele é bastante sensível à elas e também ao estresse, alterações no sono, sedentarismo, alimentação pobre em nutrientes. Esses fatores podem levar nosso sistema protetivo a não combater com a mesma competência agentes potencialmente prejudiciais (vírus, bactérias, fungos). Então nosso organismo fica mais suscetível à gripes e resfriados, podendo facilmente evoluir para quadros infecciosos.

Uma forma de aumentar a eficácia do seu sistema imunológico é manter uma alimentação equilibrada. Veja alguns dos componentes nutricionais que colaboram para turbinar ele e algumas de suas fontes:

Probióticos: micro-organismos benéficos que controlam as bactérias patógenas no intestino, favorecendo a absorção de nutrientes e a inativação de toxinas. Presentes em iogurtes e no leite fermentado.

Glutamina: aminoácido que atua como fonte de energia para os linfócitos (células que estimulam a função imunológica). Encontrada em carnes, ovos, derivados da soja.

Arginina: aminoácido precursor do óxido nítrico que estimula a ação de células de defesa, auxiliando no combate aos processos infecciosos. Melhores fontes são as lentilhas, amêndoas, avelãs.

Acido Láurico e Cáprico: regulam o sistema imunológico, evitando e combatendo bactérias patogênicas, vírus e fungos. Combinação encontrada no óleo de coco.

Antioxidantes: controlam a produção de radicais livres. Presentes em alimentos vegetais (couve, espinafre, uva), condimentos (cúrcuma, gengibre, açafrão), cereais integrais (aveia).

Vitamina A: importante à formação de linfócitos. Melhores fontes são alimentos ricos em betacaroteno (precursor da Vitamina A) que são os vegetais amarelo-alaranjados e verdes escuros (cenoura, manga, couve, espinafre). Ela também está presente em alimentos de origem animal (carne de fígado, ovos, leite).

Vitamina C: estimula a produção de glóbulos brancos que combatem estruturas estranhas ao corpo, além de aumentar o número de anticorpos. Encontrada em frutas cítricas (acerola, laranja, limão).

Zinco: a deficiência desse mineral reduz a resposta imunológica. Presente em carnes, peixes, sementes, em especial a de abóbora.

Selênio: mineral que influencia a função dos neutrófilos (células que destroem estruturas ameaçadoras). As fontes mais significativas são a castanha do Pará, aveia, arroz integral, peixe.

Blindar o nosso corpo de toda e qualquer ameaça não é possível pois viver, por si só, nos expõe à situações de risco. Mas atitudes simples no dia a dia (alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, bom sono, atitude mental positiva, controle do estresse) podem nos assegurar mais saúde, energia e disposição para que possamos estar mais protegidos quando as ameaças se apresentam.