Sobre o churrasco

As características geográficas, climáticas e históricas do Rio Grande do Sul favorecem a criação do gado bovino. Assim, a carne assada na brasa, o tradicional churrasco, passou a ser um dos símbolos mais significativos da nossa cultura. Ele já foi homenageado de diversas formas pelos apaixonados defensores do tradicionalismo gaúcho.

Quanto ao seu valor nutricional, a carne vermelha é excelente fonte de proteínas, fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. Ainda, possui aminoácidos essenciais que são indispensáveis à manutenção e renovação de células e tecidos, colaborando para a construção eficiente de massa muscular.

Embora alguns estudos demonstrem todos esses benefícios indiscutíveis da carne de gado, outros não apontam os mesmos resultados. Toda essa discussão pode ser bem mais complexa pois o consumo ou não de carne vermelha ou de alimentos de origem animal está associado não somente à questões de saúde, já que o excesso de carne vermelha e gordura saturada podem aumentar o risco de alguns desequilíbrios metabólicos (aumentos dos níveis de colesterol, pressão arterial) e risco de câncer, mas também éticas e religiosas, uma vez que, o número de adeptos ao veganismo e vegetarianismo tem aumentado consideravelmente. Quanto a estas últimas, não há muito o que se dizer, já que estão mais relacionadas ao estilo de vida que algumas pessoas escolheram para si. Mas no que se refere à saúde, é preciso que se diga que a gordura saturada encontrada nas carnes e que tem gerado tantos questionamentos sobre seu consumo, não é a grande vilã da alimentação saudável. Nosso organismo está acostumado à ela desde o tempo em que nossos ancestrais, dos quais herdamos a genética, somente se alimentavam da caça. É bem verdade que a absorção e assimilação da carne vermelha gera um custo metabólico e, pode de fato, sobrecarregar o sistema digestivo! Mas se você a utilizar com equilíbrio em uma dieta planejada e balanceada, ela tem muito à contribuir com seu alto valor nutricional.

A carne assada na brasa fica mais saborosa, macia e dourada, sem falar no aroma incomparável que vai dela desprendendo nesse processo. Além disso, permite a drenagem do excesso de gordura. Ao contrário do que muitos pensam, o churrasco pode ser uma refeição saudável, desde que tenha bons acompanhamentos e seja temperado e preparado adequadamente. E, para nós gaúchos, principalmente nessa época do ano, ele e o nosso querido chimarrão tem um significado especial pois falam muito da cultura do nosso estado.

Então, aproveite essa data tão simbólica para nós gaúchos e cultive a tradição que tanto nos identifica, saboreando seu delicioso churrasco e um gostoso chimarrão na companhia de sua família e amigos. Faça isso seguro de que existe uma sabedoria orgânica que absorve o que o alimento tem de melhor e elimina o que não precisa, sempre que você dê ao seu organismo as ferramentas adequadas e de forma equilibrada.