Sobrevivendo ao Inverno

Inverno engorda?

Comer saudável durante os meses de inverno pode ser um desafio. Com a temperatura fria lá fora, é tentador se enroscar no sofá e buscar o aconchego na comida. Podemos nos esconder dentro das roupas quentinhas, o corpo parece ficar mais preguiçoso e a fome tende a aumentar. Estamos geneticamente programados para comer e armazenar mais calorias no inverno, já que esta estação foi, historicamente, um tempo de escassez de alimentos. Mas agora não precisamos mais nos preocupar com isto, já que temos comida disponível o ano inteiro.

Nos meses frios também ocorre um tipo de depressão sazonal devido aos dias mais cinzentos e de baixas temperaturas, que deixa as pessoas “pra baixo”, fazendo com que busquem mais uma vez o conforto nos alimentos que dão prazer e bem estar. A tendência é ficarmos menos ativos, mais uma vez culpando o frio para não sair de casa e praticar algum tipo de atividade física.

Resumindo: tudo isto nos leva a comer mais e gastar menos calorias, resultando assim nos quilos extras.

Então, manter o corpo bem nutrido durante o inverno pode ser difícil, mas é crucial para evitar ganho de peso e manter sua imunidade. Utilize esta estação e as baixas temperaturas a seu favor, já que nosso corpo aumenta o gasto calórico para manter-se aquecido.

Lute contra o frio e a preguiça que vem com ele! Mantenha-se ativo e siga com a alimentação saudável. É certo que não temos tanta vontade de comer saladas, iogurtes e frutas, por exemplo. Nosso inconsciente procura por alimentos mais calóricos que dão a sensação de esquentar o corpo. Então busque alternativas: as frutas podem ser assadas, abuse de chás, pesquise e faça receitas diferentes ou altere os ingredientes que as tonam engordativas. As sopas também são uma excelente opção: um prato de sopa de vegetais quentinho não vai só aquecer a alma, mas é uma ótima pedida para o controle de calorias.