Suplementos: Quando utilizá-los?

Recentemente fui convidada para conversar com crianças e adolescentes praticantes de judô sobre nutrição. Quando o tema suplementação surgiu ficou evidente o quanto está cercada por informações distorcidas, dúvidas e inseguranças.

No consultório não é diferente, pois várias pessoas, principalmente as que realizam atividade física regularmente, me procuram e pedem um planejamento alimentar que privilegie a suplementação para ganho “rápido” de massa muscular ou melhora de desempenho. Já outras, ficam inseguras quando é recomendado o uso dela, receosas de “engordarem”. Isso acontece porque as questões relacionadas à suplementação estão atravessadas por experiências mau sucedidas ou conceitos supervalorizados. Então, para esse assunto ficar um pouco menos nebuloso, vamos falar sobre alguns pontos importantes.

Nossas ecessidades nutricionais podem ser supridas através de uma alimentação equilibrada e planejada. Porém existem casos ou situações pontuais em que não é possível suprir toda a demanda com a comida,  como: quadros crônicos de deficiências nutricionais, doenças degenerativas musculares, necessidades aumentadas de proteínas ou atletas com alta demanda energética. Os suplementos contêm concentrações maiores de nutrientes (proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais) então podem ser uma alternativa para complementar uma alimentação insuficiente do ponto de vista nutricional.

A suplementação está frequentemente associada à atividade física ou esportiva, principalmente de alto rendimento, para potencializar resultados ou melhorar performance, e é bastante utilizada com esse intuito, mas há muita desinformação sobre ela. O whey protein (proteína do soro do leite), por exemplo,  além de atletas, pode auxiliar pessoas que necessitam de uma proteína de mais rápida e fácil absorção como nos casos de sarcopenia (perda de massa muscular em idosos), processos de emagrecimento e mesmo pessoas que não se alimentam adequadamente.

Mas, seja qual for o caso, é essencial realizar uma avaliação do estado nutricional e físico, pois existem riscos para uso indiscriminado. Além disso, deve ser utilizada com critério e responsabilidade e jamais por indicação de amigos ou outras pessoas baseando-se nos resultados deles, pois cada um tem sua individualidade metabólica.

Os suplementos alimentares podem sim fazer parte de uma estratégia nutricional, mas devem ser utilizados com orientação e monitoramento profissional para que essa ferramenta cumpra devidamente seu principal papel que é complementar a alimentação e não substituí-la.