Suplementos: quando utilizá-los?

Suplementos são produtos formulados para complementar a alimentação. Quando utilizados da forma correta são de grande ajuda na atividade física, seja melhorando o desempenho ou repondo perdas nutricionais durante essa prática. A suplementação pode ser necessária quando a ingestão de alimentos não garantir as necessidades nutricionais, o que vai depender do tipo e frequência dos treinos.

O Ministério da saúde divide os suplementos nos seguintes grupos:

Energéticos: é um composto de carboidratos que tem a função de evitar a fadiga muscular mantendo a estabilidade da glicemia (glicose no sangue). Podem ser encontrados em pó ou gel. São exemplos: maltodextrina, dextrose.

Proteicos: indicado para complementar a ingestão diária de proteínas. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte desse grupo a Whey Protein, a Albumina, a Caseína e a Proteína Isolada de Soja.

Compensadores: utilizado por pessoas com deficiências nutricionais ou atletas com necessidades nutricionais aumentadas devido ao estado orgânico ou dieta restrita. São encontrados em pó ou líquido. Contém na formulação carboidratos, proteínas, lipídios, além de vitaminas e minerais.

Repositores: normalmente consumidos por corredores e ciclistas com o objetivo de rápida reposição hídrica, eletrólitos e carboidratos, evitando a desidratação de uma atividade mais longa e intensa.

Aminoácidos: indicado para recuperação e aumento da massa muscular nos exercícios de longa duração. Fazem parte desse grupo os BCAAS que são os aminoácidos da cadeia ramificada. Como exemplos têm-se a Leucina, Isoleucina e a Valina.

Na lista dos produtos destinados a atletas constam também os compostos termogênicos que contêm substâncias como a cafeína ou o guaraná em pó que aceleram o metabolismo. A creatina, recurso ergogênico utilizado para melhorar a performance de atletas que realizam atividades físicas de alto impacto. Os precursores de hormônios e os compostos de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os suplementos são aliados do atleta quando utilizados da forma adequada, mas a prescrição e utilização devem sempre ser acompanhadas por um profissional e associadas à dieta planejada para a modalidade esportiva a qual pratica. Ressaltando que a suplementação quando realizada de forma não orientada pode aumentar a quantidade diária de nutrientes e sendo superior à necessária, pode prejudicar órgãos como fígado e rins.
Cabe lembrar que nenhum suplemento substitui uma dieta saudável. Como o próprio nome diz, eles tem a função de suplementar à alimentação. Então, utilize-os a seu favor.