Sushi engorda???

Esta é uma pergunta recorrente de pacientes e amigos. A globalização aconteceu também na área gastronômica e o sushi tornou-se um dos alimentos mais conhecidos e consumidos em qualquer lugar do mundo. Essa popularidade se deve ao fato de ser um alimento saudável, de fácil digestão, na grande maioria crus, preservando assim os nutrientes. Ricos em proteínas e ômega 3, que ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim). O grande problema é que abrasileiramos o sushi, incluindo vários ingredientes como cream cheese e chocolate, e criamos até a versão empanada.

sushi-895174_1920E é aí que mora o perigo para quem quer manter a boa forma. Pois os mesmos parecem pequenos e inofensivos, mas quando consumidos em grande quantidade, engordam sim! Então aí vão algumas dicas na hora de degustar essas delícias sem culpa:

– Comece a refeição com a sopa Missô. É uma sopa de soja algas e legumes, rica em nutrientes e pobre em calorias;

– O cogumelo shimeji é uma boa opção de entrada, já que tem 92 calorias porção de 100g e aumenta a sensação de saciedade;

– Esqueça as frituras, sushis doces e molhos adocicados, como o Tarê.

– Dê preferência aos sashimis, que são fatias finas de peixe cru e têm poucas calorias: o de salmão por exemplo, tem 15 calorias por unidade.

– Quanto aos sushis, opte pelos que contenham peixes e legumes.

– Gengibre e wasabi estão liberados. O gengibre é antioxidante, anti-inflamatório e auxilia na digestão. Já o wasabi ajuda na desintoxicação e funcionamento do fígado. A alga que envolve os sushis é muito saudável, fonte de magnésio, que auxilia na formação de energia no organismo, e de iodo, essencial para regulação da tireoide.

– Molho shoyo é pouco calórico, mas é rico em sódio que em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial e retenção de líquidos. Escolha a versão light do produto com menos sódio em sua composição.

– Dica: você pode colocar um pouco de água na cumbuca do molho de soja, para ajudar a diluí-lo.

E o mais importante de tudo isso é a segurança alimentar: tenha muito cuidado na hora de escolher o local onde ir comer o sushi, pois, por serem consumidos em sua maioria crus podem ser veículo de intoxicações.

Respeitando essas regras básicas, você estará consumindo um alimento nutricionalmente valioso.

Matéria publicada no Jornal NH no dia 21 de Setembro de 2015