Vegetais…Odeio…O que fazer?

como_comer_mais_vegetais-1_0Nosso primeiro alimento é o leite materno e ele tem um sabor suave já que nosso paladar nessa fase da vida é bem sensível. Na medida em que experimentamos outros alimentos vamos habituando-nos aos sabores doce, salgado, amargo, azedo. O ideal é que na infância sejam priorizados alimentos no seu estado natural para que a criança acostume-se à esses sabores. Mas, frequentemente não é assim que acontece! E ela chega na fase adulta apreciando muito mais o gosto do açúcar e do sal contidos, principalmente, nos alimentos processados e, simplesmente, não suporta qualquer alimento verde ou colorido em seu prato.
Isso acontece porque os alimentos açucarados, salgados e gordurosos são viciantes. Eles estimulam áreas de nosso cérebro relacionadas à sensação de prazer e quanto mais os comemos, mais os queremos. Quando produtos processados são priorizados na rotina alimentar em detrimento de alimentos em seu estado natural, a capacidade de apreciar sabores mais suaves vai diminuindo e até desaparece com o passar do tempo. Então, como habituar novamente o paladar aos vegetais? Saiba que nunca é tarde! No entanto, você precisará desacostumá-lo dos alimentos açucarados, gordurosos e salgados, para gradativamente sensibilizá-lo novamente ao sabor das frutas e verduras. Um bom estímulo é pensar na sua saúde já que os vegetais são ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes fundamentais à renovação e manutenção celular.
No início você se sentirá mais atraído por pratos com verduras, frutas ou legumes bem condimentados, acompanhados de creme de leite, maionese, requeijão, etc. É compreensível que assim aconteça porque seu paladar está impregnado desses sabores e tudo que você não quer é sentir o gosto das verduras e dos legumes. Nesse período de readaptação você pode substituir o creme de leite, a maionese, o requeijão por iogurte natural ou suas versões light e prefira os temperos naturais. Uma opção interessante é gratinar os vegetais utilizando azeite de oliva extra virgem, incrementando o sabor com ervas e especiarias.
Ao estabelecer esses novos hábitos na sua rotina alimentar você vai acostumando seu paladar outra vez ao gosto dos vegetais. E quando se der por conta estará apreciando saladas bem coloridas, sucos naturais e sobremesas com frutas. Verá que em pouco tempo não precisará mais disfarçar o sabor das verduras e frutas e, naturalmente vai aventurar-se mais e mais por esse nutritivo e colorido universo.