Você lê o rótulo dos alimentos que consome?

Food-Labels-The-Ticket-to-Healthy-Eating-722x406

 A verificação da lista de ingredientes e nutrientes de um alimento garantem a você o direito de escolher aqueles com menos teor de açúcar, sal, sódio, gordura, entre outros, e esse hábito terá um impacto importante na sua saúde. Ela é fundamental às pessoas que precisam fazer alguma restrição alimentar mais pontual em sua dieta como celíacos, intolerantes à lactose, ao glúten, alérgicos à determinados alimentos, como também para pessoas que precisam controlar os níveis de açúcar, sódio, gordura ou para quem busca mais saúde. Vale também para aquelas que já apresentam alguma disfunção orgânica estabelecida como diabetes, obesidade, dislipidemias, mas sobretudo como uma conduta preventiva para quem deseja uma boa qualidade de vida no momento presente e no futuro.

Existem várias informações que  devem constar no rótulo dos alimentos como: ausência ou presença de gordura TRANS, glúten, lactose, a quantidade, mesmo que ínfima, de alimentos potencialmente capazes de desencadear processos alérgicos como amendoim ou nozes. Ainda, as quantidades de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, açúcar, sal, fibras, bem como conservantes, estabilizantes, corantes, emulsificantes. Além de uma lista especificando os seus ingredientes, iniciando com o que estiver em maior quantidade e terminando com o de menor quantidade. Por exemplo, no caso de um achocolatado em que constar o açúcar em primeiro lugar, isso significa que o açúcar é o ingrediente em maior quantidade nele, muitas vezes, superior ao cacau. Quanto as informações nutricionais elas normalmente são embasadas em uma porção do produto e listadas dentro de uma tabela onde é possível acessar informações do valor calórico, quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, sal e nutrientes opcionais descritas frequentemente em medidas caseiras (1 fatia, 5 unidades, etc).

É bem verdade que as informações nutricionais descritas nos produtos alimentícios é, não raro, difícil e confusa, principalmente pela forma como se apresentam, embora existam leis elaboradas para garantir que sejam especificadas de forma acessível e clara. No entanto são importantes na medida em que permitem à você fazer comparações entre várias marcas de um mesmo produto e optar por aquela que mais esteja de acordo com seus objetivos de vida. Exerça seu direito de escolher o que entra ou não em seu organismo. E lembre-se, quanto menos ingredientes, melhor! Se você não consegue pronunciar o nome de um ingrediente ou nunca ouviu falar, informe-se sobre ele ou não coma. Descasque mais e desembale menos.