Você sabe a diferença entre Sódio e Sal?

Há muita confusão entre o sal e o sódio. Resolvi colocar algumas informações que ajudarão a entender a diferença entre ambos e as quantidades que você precisa para se manter saudável.

O Sal (NaCl), que usamos na cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de Cloro.  A junção destes dois minerais, que confere o sabor salgado. Assim, em 1g de Sal, encontramos 400mg de sódio. Sabemos que o excesso de sódio, que também está presente no sal, faz mal à saúde. Pressão arterial elevada, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais têm sido associados ao seu uso abusivo.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de menos de 5 gramas de sal OU menos de 2g (2000mg) de sódio por dia. Dependendo da patologia (pressão, doença renal ou diabetes) o consumo deve ser restrito. O sal é mais fácil sabermos a quantidade usada, já que adicionamos ao nossos alimentos,  o problema é a quantidade de sódio… Mesmo alimentos em alimentos doces, o sódio pode estar presente. Comece a olhar os rótulos dos alimentos que você compra. Pelo processo de industrialização e para conservação, o sódio é adicionado como aditivo alimentar, combinado com glutamato ou outros elementos.

E é aí que está o perigo: atualmente pela facilidade, preço e praticidade, a alimentação das pessoas vem de pacotes, latas e garrafas. Por exemplo: em uma simples sopinha instantânea existe em torno de 700mg de sódio, quase a metade que você deve ingerir diariamente. Por isso recomendo sempre que uma dieta saudável deve ter o mínimo possível de alimentos industrializados.

Aqui está uma pequena lista de alimentos ricos em sódio embalados e enlatados. Usá-los com moderação cuidadosa, lembrando que as indicação máxima diária é de 2g:

ComidaQuantidade de Sódio
Caldos e temperos prontosmédia 3,15g sódio em 100g
Macarrão Instantâneomédia 1,75g sódio em 100g
Mortadelamédia 1,40g sódio em 100g
Salsichamédia 1,28g sódio em 100g
Maionesemédia 1,09g sódio em 100g
Biscoito Salgadomédia 1g sódio em 125g

Sopas, enlatados, queijos processado, condimentos (ketchup e molho para salada, salgadinhos

Lembro que o sódio é um alimento vital e não um veneno. É essencial para a saúde das células. Junto com o potássio, atuam no sistema nervoso e na contração muscular. Atua no equilibrio de fluídos, eletrólitos e pH.  Não existe alimento ruim, o  que existe são pessoas que o utilizam de maneira errada. Por isso que tudo deve ser utilizado com moderação, essa é a chave do sucesso.